PERTURBAÇÃO
OBSESSIVA COMPULSIVA

O que é a Perturbação Obsessiva Compulsiva?

A Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC) é caracterizada por obsessões recorrentes (pensamentos indesejados e incontroláveis) e comportamentos repetidos de forma compulsiva.  Esta doença psicológica deriva de um distúrbio de Ansiedade, que mantém a pessoa num estado de vigília e alerta, em que os pensamentos de proteção surgem para dar resposta a uma situação  potencialmente perigosa.

Quando estes pensamentos persistem e se tornam repetitivos, mesmo quando o perigo não é real, estamos perante a Perturbação Obsessiva Compulsiva, que é uma doença psicológica extremamente limitadora e que se não for tratada atempadamente, tem tendência a agravar.

sinais a que deve estar atento

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Causas

A principal causa para o desenvolvimento de POC são os estados de Ansiedade gerados por experiências traumáticas do passado, nomeadamente Ataques de Pânico. Em resposta ao medo, e de forma a baixar os níveis de Ansiedade sentidos, desenvolvem-se pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos e repetidos.

Estes rituais compulsivos são estratégias para parar o pensamento obsessivo e a preocupação extrema.

Outra causa, menos comum mas ainda assim importante, são as crenças. Estas influenciam a construção da personalidade da pessoa e têm impacto direto na forma como as pessoas pensam ou agem.

Tratamento

O tratamento mais convencional e mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da POC. No entanto, para algumas pessoas, esta abordagem pode não trazer alterações sustentadas do seu estado emocional.

É importante intervir, não só no sintomas, mas também nas causas da POC.  A Psicoterapia HBM permite identificar os eventos traumáticos que originam os medos e ajuda na libertação das memórias traumáticas.

Esta abordagem permite uma intervenção com resultados duradouros, uma vez que há alteração da perceção das memórias, imagens e representações mentais das experiências perturbadoras.

Para marcação de consultas e mais informações: