Um estudo médico revelou que cerca de 4 mil portugueses sofrem de Perturbação Obsessiva Compulsiva. Com...
A Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC) é caracterizada por obsessões recorrentes (pensamentos indesejados e incontroláveis) e comportamentos repetidos de forma compulsiva. Esta doença psicológica deriva de um distúrbio de Ansiedade, que mantém a pessoa num estado de vigília e alerta, em que os pensamentos de proteção surgem para dar resposta a uma situação potencialmente perigosa.
Quando estes pensamentos persistem e se tornam repetitivos, mesmo quando o perigo não é real, estamos perante a Perturbação Obsessiva Compulsiva, que é uma doença psicológica extremamente limitadora e que se não for tratada atempadamente, tem tendência a agravar.
79,4% dos pacientes tratados com a Psicoterapia HBM reduziram significativamente o grau da Perturbação Obsessiva Compulsiva.
Consulte o estudo aqui
A principal causa para o desenvolvimento de POC são os estados de Ansiedade gerados por experiências traumáticas do passado, nomeadamente Ataques de Pânico. Em resposta ao medo, e de forma a baixar os níveis de Ansiedade sentidos, desenvolvem-se pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos e repetidos.
Estes rituais compulsivos são estratégias para parar o pensamento obsessivo e a preocupação extrema.
Outra causa, menos comum mas ainda assim importante, são as crenças. Estas influenciam a construção da personalidade da pessoa e têm impacto direto na forma como as pessoas pensam ou agem.
O tratamento mais convencional e mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da POC. No entanto, para algumas pessoas, esta abordagem pode não trazer alterações sustentadas do seu estado emocional.
79,4% dos pacientes tratados com a Psicoterapia HBM reduziram significativamente o grau da Perturbação Obsessiva Compulsiva. Consulte o estudo aqui
É importante intervir, não só no sintomas, mas também nas causas da POC. A Psicoterapia HBM permite identificar os eventos traumáticos que originam os medos e ajuda na libertação das memórias traumáticas.
Esta abordagem permite uma intervenção com resultados duradouros, uma vez que há alteração da perceção das memórias, imagens e representações mentais das experiências perturbadoras.
Um estudo médico revelou que cerca de 4 mil portugueses sofrem de Perturbação Obsessiva Compulsiva. Com...
Compulsão alimentar, Hiperatividade, Perturbação Obsessiva Compulsiva, Síndrome de Asperger, entre outros. Estes foram só alguns dos...
A Perturbação Obsessiva Compulsiva é um distúrbio psicológico caracterizado pela existência de pensamentos obsessivos e comportamentos...
Tem muitos rituais durante o seu dia-a-dia? Tem pensamentos constantes e repetidos? A propósito da "sexta-feira...
Felicidade e Doenças Psicológicas: o que falta para ser feliz? O que é a felicidade? O...
Fátima é mãe do Diogo, um jovem que vivia encurralado com uma Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC)....
Escolher e iniciar um tratamento, tendo em conta todas as opções, pode provocar alguma ansiedade. Na Clínica da Mente utilizamos Psicoterapia HBM. Convidamo-lo a saber tudo sobre este método que procura encontrar aquilo que está na origem do seu desconforto e ajudá-lo a gerir as suas emoções.