Como funciona a Psicoterapia HBM?

O que esperar da primeira sessão de Psicoterapia...

A Consulta de Avaliação e Diagnóstico é o primeiro passo para dar início a um tratamento através de Psicoterapia HBM. Este é o momento em que se estabelece a relação entre o terapeuta e a pessoa. É uma consulta muito introspetiva, que permite ao terapeuta conhecer as principais dificuldades da pessoa, os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Nesta primeira Consulta fala-se também dos momentos mais marcantes da sua vida e percebe-se de que forma influenciaram o seu bem-estar emocional.

A Consulta de Avaliação e Diagnóstico é importante para que o psicoterapeuta fique a conhecer o passado e o presente do paciente e em conjunto, definirem objetivos para o futuro. O paciente será elucidado sobre o seu tratamento e poderá esclarecer todas as dúvidas que possa ter em relação ao método, ao acompanhamento psicoterapêutico e às políticas internas da Clínica da Mente. Poderá, desta forma, tomar uma decisão informada e ponderada quanto ao início do tratamento.

instalacoes clinica de lisboa

Plano de Intervenção Psicoterapêutica

O Plano de Intervenção Psicoterapêutica é prescrito após a Consulta de Avaliação e Diagnóstico e adequado a cada caso. Compostos por um conjunto de sessões que têm a duração de cerca de uma hora e meia e inicialmente são realizadas semanalmente. A frequência das sessões é ajustada conforme a evolução e recuperação do paciente. 

Em cada uma das sessões serão aplicadas as técnicas do Modelo Psicoterapêutico HBM – a Morfese e a Athenese – que ajudarão o paciente a gerir as suas emoções e a libertar-se dos estados que o perturbam. 

Como  em sessão abordamos momentos emocionais de grande intensidade, é natural que o paciente sinta algumas oscilações, principalmente nas primeiras sessões. Por isso, o psicoterapeuta estará lá, sessão após sessão, a ajudar a pessoa a lidar com esses sentimentos e emoções de forma a sentir-se em plena de novo. O diálogo verdadeiro e assertivo entre o paciente e o terapeuta são fundamentais para o sucesso terapêutico.
 

Ainda que a terapia tenha início dentro da sala, é importante realçar que é, acima de tudo, um trabalho contínuo. Entre sessões, a pessoa terá oportunidade para se testar e utilizar as ferramentas desenvolvidas com o psicoterapeuta no seu dia-a-dia. Só assim conseguirão reavaliar e evoluir.

Psicoterapia HBM: Técnicas de Intervenção

Morfese

A palavra Morfese tem a sua origem na mitologia grega. Morfeu era o deus dos sonhos. 

A Morfese é uma técnica de indução de sonhos, baseada na hipnose clínica, em que a pessoa entra num estado intermédio entre o sono e a vigília.

O sonho é um processo inconsciente de reorganização de emoções e de experiências. É através dos sonhos que a nossa mente inconsciente processa toda a informação: todas as experiências e emoções que foram vividas. 

É  uma técnica introspetiva em que as pessoas estão num sonho orientado e induzido pelo psicoterapeuta. Nas sessões de Morfese, as pessoas dissociam-se de experiências que as magoaram no passado e associam-se a emoções positivas. Trata-se de uma técnica de libertação em que as pessoas encontram o seu equilíbrio, dissociando-se de tudo o que as perturbou.

Athenese

A palavra Athenese tem a sua origem na mitologia grega. Athena era a deusa da estratégia e da sabedoria. 

A Athenese é composta por um conjunto de exercícios baseados em técnicas de PNL (programação neurolinguística), que promovem a alteração na forma e na estratégia do pensamento individual.

Todos somos condicionados pela forma como pensamos, pela estratégia que utilizamos, e a Athenese intervém ajudando a promover novas formas de percecionar e pensar a realidade.

As pessoas utilizam estratégias de acordo com a sua personalidade, assente nas experiências das suas vidas, em consonância com o que são e onde estão inseridas. Mas, por vezes, estas estratégias não as ajudam a atingir os objetivos que querem e, neste sentido, a Athenese promove o desenvolvimento de novas estratégias de pensamento com o intuito de obter resultados mais assertivos.

Poderá realizar a Consulta de Avaliação e Diagnóstico e o Plano de Intervenção Psicoterapêutica esteja onde estiver. A Clínica da Mente tem instalações nas cidades do Porto, Lisboa, Braga e Coimbra, mas realiza consultas para todo o mundo através de videochamada. Saiba mais sobre a Psicoterapia HBM Online.

MAIS SOBRE PSICOTERAPIA HBM