Como funciona a Psicoterapia HBM

O que pode esperar da primeira sessão de Psicoterapia

A Consulta de Avaliação e Diagnóstico é o primeiro passo para dar início a um tratamento. Este é o momento em que se estabelece a relação entre o terapeuta e a pessoa. É uma consulta muito introspetiva, que permite que ao terapeuta conhecer as principais dificuldades da pessoa, os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Fala-se também dos momentos mais marcantes da sua vida e percebe-se de que forma influenciaram o seu bem-estar. 

Nesta sessão, fala-se do passado, do presente e, em conjunto com o paciente, definem-se objetivos para o futuro. O paciente será elucidado sobre o seu tratamento e poderá esclarecer todas as dúvidas que possa ter em relação ao método, ao acompanhamento psicoterapêutico e às políticas internas da Clínica da Mente. Poderá, desta forma, tomar uma decisão informada e ponderada quanto ao início do tratamento.

cerebro divido em dois. A parte esquerda é a parte racional, a parte direita, a criativa.

Plano de Tratamento

As sessões de Psicoterapia HBM podem ter uma duração de até duas horas. São realizadas semanalmente de acordo com o plano delineado e, com a evolução do paciente, começarão a diminuir a sua frequência. Ainda que a terapia tenha início dentro da sala, é um trabalho contínuo. Durante a semana a pessoa terá oportunidade para se testar e utilizar as ferramentas desenvolvidas com o psicoterapeuta.

Em cada uma das sessões serão aplicadas as técnicas do modelo HBM a Morfese e a Athenese que ajudarão o paciente a gerir as suas emoções e a libertar-se dos estados que o perturbam. 

Como a Psicoterapia envolve momentos emocionais intensos, as pessoas por vezes choram, chateiam-se, ou até mesmo sentem explosões de raiva durante uma sessão. Algumas pessoas poderão sentir-se fisicamente exaustas. No entanto, o psicoterapeuta estará lá, sessão após sessão, a ajudar a pessoa a lidar com esses sentimentos e emoções.

A Psicoterapia HBM é um método de tratamento seguro e eficaz onde as pessoas sentem efeitos de uma forma muito rápida. 80% das pessoas fazem apenas 10 sessões para atingirem os seus objetivos.

O que faz o Psicoterapeuta

Os Psicoterapeutas HBM são profissionais de saúde mental treinados para ouvir os problemas de cada pessoa, descobrir o que os está a causar, permitindo realizar o diagnóstico, e ajuda-la a encontrar uma solução.
O Psicoterapeuta ajuda as pessoas a viverem de forma mais saudável, apoiando-as a encontrar novas perspetivas sobre como resolver os desafios e obstáculos da sua vida. 

Para isso o Psicoterapeuta:

– Ouve e Conforta;

– Analisa a influência do passado no presente;

– Diagnostica condições de Saúde Mental;

– Ajuda a pessoa a gerir e a eliminar os sintomas da doença mental;

– Acompanha a pessoa na mudança de comportamentos indesejados e padrões de pensamento que a perturbam;

– Ajuda a pessoa a entender-se a si mesmo e aos outros;

– Ensina técnicas de gestão emocional, cognitiva e de comunicação;

– Ajuda a pessoa a resolver conflitos emocionais, relacionais e profissionais;

– Orienta a pessoa através de crises como o término de relações, violência, pensamentos suicidas, luto, trauma, infidelidade, agressão sexual, entre outras;

– Ensina a pessoa a melhorar as suas relações sociais atuais e a construir novas com maior facilidade;

– Ajuda a pessoa a amar-se e a aceitar-se.

psicoterapeuta ajuda paciente a tricotar a confusão da sua mente

Artigos recomendados

Saúde Mental

Numa área muito importante da saúde humana dominada pela indústria farmacêutica, fala-se agora de uma mudança de paradigma sobre o tratamento das perturbações mentais.

Tratamentos

Na Clínica da Mente todos os tratamentos têm como base o modelo psicoterapêutico HBM.

Testemunho

Emília Ramos conta como a sua vida era difícil e como a viu tão melhorada após o tratamento com o Modelo Psicoterapêutico HBM da Clínica da Mente.

Pedro Brás

Pedro Brás esteve no Consultório, no Porto Canal, para discutir o paradigma da saúde mental em Portugal. Que mudanças traz o Modelo Psicoterapêutico HBM?