STRESS PÓS-TRAUMÁTICO

O que é?

O Stress Pós-Traumático é uma grave perturbação psicológica que ocorre quando uma pessoa é exposta a um evento traumático causador de Ansiedade extrema e Pânico como, por exemplo, acidentes naturais, atos de violência ou guerras. Nem todas as pessoas que passam por estes eventos ficam traumatizadas ou condicionadas, apenas ficam as que não conseguem gerir corretamente as emoções sentidas.

Os eventos traumáticos são memórias de experiências dolorosas que provocam reações inconscientes de rejeição e medo. Assim, quem sofre desta perturbação vive condicionado, apresentando uma postura de evitamento perante elementos potencialmente agressores.

8 Sinais de que pode estar a sofrer de stress pós-traumático

Quais são as causas do Stress Pós-Traumático?

A maioria dos casos de Stress Pós-Traumático é despoletada por experiências pessoais, no entanto, também sucede como reação a testemunhos dessas ocorrências a terceiros. Pode ocorrer em qualquer altura, desde a infância à terceira idade, estimando-se que tenha uma prevalência de 1 a 14% durante a vida. Algumas das situações mais comuns que podem desencadear Stress Pós-Traumático são testemunhar ou vivenciar situações de morte, de risco de vida ou de ameaça para a integridade física (incluindo acidentes, desastres naturais, crime violento, doença grave, internamento em cuidados intensivos, combate militar, abusos/maus tratos físicos e sexuais, assalto ou violação).

10 sintomas mais comuns do Stress Pós-Traumático

Tratamento para o Stress Pós-Traumático

O tratamento farmacológico, com recurso a psicofármacos que apenas atenuam os sintomas de Ansiedade, ainda é um dos tratamentos mais utilizados. No entanto, a intervenção psicoterapêutica nos casos de Stress Pós-Traumático tem-se mostrado cada vez mais utilizada e eficaz.

O Modelo Psicoterapêutico HBM permite identificar os eventos traumáticos que originaram os medos involuntários e promove a libertação emocional dessas memórias traumáticas. Esta abordagem permite assim uma alteração na perceção das memórias e das representações mentais dessas experiências perturbadoras.

relacionados

Sobre Stress Pós-Traumático

PSICOTERAPIA HBM

Escolher e iniciar um tratamento, tendo em conta todas as opções, pode provocar alguma ansiedade. Na Clínica da Mente utilizamos Psicoterapia HBM. Convidamo-lo a saber tudo sobre este método que procura encontrar aquilo que está na origem do seu desconforto e ajudá-lo a gerir as suas emoções.