ATAQUES DE PÂNICO: Os Sintomas e as principais Causas

O que é o Ataque de Pânico e a Crise de Ansiedade?

Existe uma perturbação de Ataques de Pânico quando se sente Ansiedade extrema numa Crise de Ansiedade inesperada, que provoca sensações físicas tão fortes que são equiparáveis à sensação de morte iminente. Os Ataques de Ansiedade são uma doença psicológica em que se tem medo do próprio medo. 

A Crise de Ansiedade resulta de um distúrbio da Ansiedade e aparece de forma súbita, ocorre sem causa aparente e desencadeia um conjunto de sintomas assustadores. São mais comuns do que muitas vezes se julga e nem sempre lhe dá a devida atenção.

É possível vencer os Ataques de Pânico!

93% dos pacientes tratados com a Psicoterapia HBM reduziram significativamente o grau da Perturbação de Pânico.

8 Sinais de Ataques de Pânico a que deve estar atento

Tem sintomas de Ataques de Pânico?

Quais são as causas dos Ataques de Pânico?

Cada Crise de Ansiedade pode ser vista como um eco do primeiro Ataque de Pânico vivido pela pessoa. Nesse momento inicial, o medo é tão intenso que surge um receio persistente de reviver essa sensação. Muitas vezes, o primeiro ataque pode ocorrer espontaneamente, sem motivo aparente, em diversas situações como a dormir, a conduzir, num centro comercial, em casa, ou noutros contextos.

Os sintomas manifestados durante uma Crise de Ansiedade são tão traumáticos que a pessoa pode acreditar que está à beira da morte. Isso gera um trauma profundo e inconsciente, levando a pessoa a evitar situações que acredita terem sido a causa daquele episódio traumático.

Devido à dificuldade em compreender as verdadeiras causas do primeiro ataque, a pessoa pode erroneamente associar fatores externos, como o local ou os pensamentos presentes no momento, como gatilhos. Essa associação pode fazer com esses gatilhos disparem as Crises de Ansiedade nos lugares ou situações onde se sentiu mal anteriormente.

É importante destacar que, muitas vezes, aqueles que sofrem de Ataques de Ansiedade podem pensar que possuem várias fobias. No entanto, o que realmente sentem é um medo intenso de ter Crises de Ansiedade em certas situações. Por exemplo, uma pessoa que acredita ter fobia de elevadores, na realidade, teme a sensação de Pânico que pode ocorrer dentro de um.

10 sintomas mais comuns da Crise de Ansiedade

Tratamento para os Ataques de Pânico e a Crise de Ansiedade

A Psicoterapia HBM tem ganho reconhecimento pela sua eficácia e eficiência no tratamento dos Ataques de Pânico e das Crises de Ansiedade associadas.

93% dos pacientes que se submeteram à Psicoterapia HBM apresentaram uma redução significativa nos sintomas da Perturbação de Pânico em apenas 2 meses de intervenção intensiva. Consulte o estudo completo aqui.

Abordar as causas subjacentes dos Ataques de Ansiedade com a ajuda da Psicoterapia tem provado ser a abordagem mais duradoura e eficaz para a maioria dos pacientes. O Modelo Psicoterapêutico HBM foca-se na identificação da raiz do Pânico, oferecendo técnicas terapêuticas que auxiliam os pacientes a superar experiências traumáticas que afetam e restringem sua vida diária.

Embora os medicamentos sejam frequentemente prescritos, eles tendem a aliviar apenas os sintomas físicos dos Ataques de Pânico, deixando os sintomas psicológicos sem tratamento.

A Psicoterapia HBM vai além de simples conversas. Representa uma abordagem inovadora que visa reestruturar o sistema emocional do paciente, permitindo-lhes superar emoções negativas persistentes, como medo, dor e angústia. Com o apoio de técnicas psicológicas avançadas, como Morfese e a Athenese, os psicoterapeutas HBM são capazes de transformar estados ansiosos, proporcionando uma gestão emocional mais eficaz e equilibrada.”

Estudos Científicos Psicoterapia HBM sobre os ataques de pânico

Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. Revista/Jornal Psicologia, Saúde & Doenças

Publicação do estudo científico sobre o impacto do Modelo Psicoterapêutico HBM na perturbação de pânico, a dezembro de 2018.

à conversa sobre ataques de pânico

O Podcast da Clínica da Mente

relacionados

Sobre Ataques de Pânico

PSICOTERAPIA HBM

A Psicoterapia HBM  demonstra-se eficaz no tratamento dos Ataques de Pânico desde os estados mais leves até aos estados mais severos.