FOBIAS E MEDOS

O que são as Fobias e os Medos?

A palavra fobia tem a sua origem no grego Phobos, que significa “medo” ou “terror”. A Fobia é uma perturbação psicológica que provoca sintomas físicos, causada pelo medo sentido em determinada experiência ou exposição. Dizemos que estamos perante um estado fóbico ou de pânico quando a ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada situação representa. Os medos são irracionais e limitam imenso a vida das pessoas. Estes “pequenos” medos têm um grande impacto na vida de quem sofre. Se estas Fobias não forem tratadas a tempo, há tendência para agravar e a vida torna-se cada vez mais condicionada.

sinais a que deve estar atento

• Sente medo exagerado em relação a uma situação que representa pouco ou nenhum perigo real
  • Sente pânico incontrolável, terror ou temor perante determinadas situações ou objetos
  • Evita constantemente situações, algo ou alguém que teme
  • É incapaz de levar a vida normalmente por causa de um medo ilógico
  • Sente reações físicas como sudorese, taquicardia, dificuldade para respirar perante algumas situações ou objetos
  • Tem consciência que o medo que sente é irracional e exagerado, mas mesmo assim não tem capacidade de controlá-lo

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Causas

Sabe-se que as Fobias têm uma ligação bastante direta com traumas e situações passadas. Isso acontece porque a maioria dos problemas emocionais e comportamentais é desencadeada por dificuldades que a pessoa enfrentou ao longo da vida. Há experiências que traumatizam e geram reações involuntárias e irracionais, que, ao longo do tempo, podem provocar sentimentos de angústia exacerbada e evoluir para um quadro fóbico. As Fobias ou Medos são, portanto, processos mentais inconscientes que se desenvolvem a partir de uma experiência traumática passada.

• Aversão
  • Repúdio
  • Terror
  • Medo extremo
  • Ódio irracional
  • Pavor
  • Abominação
  • Temor
  • Sintomas físicos de ansiedade
  • Taquicardia e dificuldade em respirar
  • Transpiração e tremores

Tratamento

A forma mais adequada para superar as Fobias é treinando a mente a resistir ao medo involuntário, e isso é possível com recurso a psicoterapia.

Dificilmente são conhecidos ou identificados os eventos traumáticos causadores das fobias específicas. Todavia, o Modelo Psicoterapêutico HBM é composto por técnicas terapêuticas que podem ajudar o paciente a eliminar medos, mesmo que a sua origem seja desconhecida, tais como os medos provocados nos primeiros anos de vida. Todo este processo psicoterapêutico é realizado sem recurso a medicação.

Fobias mais comuns

• Acrofobia - medo extremo de alturas
  • Agorafobia – medo de espaços abertos/multidões
  • Aicmofobia – medo de agulhas/seringas
  • Aracnofobia – medo de aranhas
  • Cinofobia – medo de cães
  • Claustrofobia – medo de lugares apertados
  • Coulrofobia – medo de palhaços
  • Insectofobia – medo de insetos
  • Nictofobia – medo do escuro
  • Odontofobia – medo do dentista
  • Ofidiofobia – medo de cobras
  • Zoofobia – medo de animais

Artigos recomendados

Pedro Brás, Psicoterapeuta da Clínica da Mente, fala sobre os diferentes tipos de fobias e do tratamento mais indicado.

Se tem medo de andar de avião, saiba que sofre de uma fobia específica. Mas não desespere. saiba que há tratamento.

A fobia social, também conhecida como timidez, é um distúrbio psicológico extremamente limitante e incapacitante que afeta a vida de milhares de pessoas. Saiba que tem tratamento.

Fobias e Medos
4.8 (95%) 56 votes