DEPRESSÃO

O que é?

A Depressão é um transtorno emocional e psicológico caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda. A tristeza é normal, todos nós nos sentimos tristes em algum momento, mas quando não conseguimos gerir as emoções, a nossa paz interior é afetada e perdemos a energia que nos move para viver uma vida feliz.

A palavra Depressão deriva do latim deprimere, que significa “prensar, esmagar, afundar”. O sentimento mais comum de uma pessoa deprimida é a angústia e o aperto sentido quando pensamos ou estamos em situações de vida que nos perturbam e entristecem.

A Depressão, quando não tratada, pode tornar-se numa espiral de angústia tão grave, que a morte  pode parecer a única saída.

96,46% dos pacientes tratados com a Psicoterapia HBM na Clínica da Mente reduziram significativamente o grau da Perturbação de Depressão.

Consulte o estudo aqui

8 Sinais de que pode estar a sofrer de depressão

Tem sintomas de Depressão?

Quais são as causas da Depressão?

São as experiências dolorosas do passado que nos trazem angústia e tristeza. Sentimos angústia sempre que nos deparamos com experiências que quebram o estado de motivação, como ofensas, incompreensões, violência, entre tantas outras circunstâncias que nos retiram a paz interior e a alegria. Muitas vezes, sofremos com experiências que colidem com os nossos sonhos, com as nossas ambições e que prejudicam a nossa autoestima e autoconfiança.

Experiências como traumas, violência infantil, bullying, divórcios, relacionamentos difíceis, podem ser vividos com uma intensidade tal que se pode tornar difícil ultrapassá-las.

Quando as emoções causadas por essas experiências não são geridas nem ultrapassadas entramos num estado de Depressão.

11 sintomas mais comuns da Depressão

Tratamento para a Depressão

As emoções como o medo, a mágoa e a tristeza, sentidas na Depressão, se não forem tratadas, destroem a nossa qualidade de vida, incapacitando-nos de sermos felizes. O principal tratamento para a Depressão é a Psicoterapia.

96,46% dos pacientes tratados com a Psicoterapia HBM na Clínica da Mente reduziram significativamente o grau da Perturbação de Depressão.

Consulte o estudo aqui

Os fármacos são muitas vezes utilizados, mas apenas atuam nos sintomas físicos da depressão e não nos sintomas psicológicos. A psicoterapia ajuda as pessoas que sofrem de depressão a desenvolverem ferramentas psicológicas necessárias ao controlo das emoções e das tristezas que condicionam o bem-estar de quem sofre. A Psicoterapia HBM trabalha das causas da depressão, ajudando as pessoas que sofrem a superarem as experiências que ainda as magoam.

A Psicoterapia HBM não é só conversa. É um método inovador que ajuda a trabalhar o sistema emocional, para que as pessoas se libertem das emoções negativas que transportam, tais como o medo, a dor, a mágoa e a angústia. A intervenção clínica apoiada nas técnicas que utilizamos permite a alteração desses estados depressivos. Os psicoterapeutas HBM utilizam técnicas terapêuticas como a Morfese e a Athenese que têm um impacto na gestão das emoções de forma eficaz e eficiente.

relacionados

Sobre Depressão

PSICOTERAPIA HBM

A Psicoterapia HBM  demonstra ser eficaz no tratamento de Depressão. Medimos os resultados dos nossos pacientes.