DEPRESSÃO

O que é a Depressão?

A Depressão é um transtorno emocional/psicológico caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda. A tristeza é normal, todos nós nos sentimos tristes em algum momento, mas quando não conseguimos gerir as emoções, a nossa paz interior é afetada e perdemos a energia que nos move para viver uma vida feliz.

A palavra Depressão deriva do latim deprimere, que significa “prensar, esmagar, afundar”. O sentimento mais comum de uma pessoa deprimida é a angústia e o aperto sentido quando pensamos ou estamos em situações de vida que nos perturbam e entristecem.

A Depressão, quando não tratada, pode tornar-se numa espiral de angústia tão grave, que a morte  pode parecer a única saída.

sinais a que deve estar atento

• Sente-se triste sem motivo aparente
  • Tem vontade de chorar frequentemente, mesmo sem motivo aparente
  • Perdeu o interesse por atividades que anteriormente lhe davam prazer
  • Sente-se cansado e esgotado, sem vontade de fazer nada
  • Critica-se constantemente e sente-se inútil
  • Tem problemas de concentração e lapsos de memória frequentes
  • Sente dores de cabeça, de costas ou de estômago sem haver uma causa física
  • Deseja morrer porque a morte parece a única saída para acabar com a angústia

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Causas

São as más experiências do passado que nos trazem angústia e tristeza. Sentimos angústia sempre que nos deparamos com experiências que quebram o estado de motivação, como ofensas, incompreensões, violência, entre tantas outras circunstâncias que nos retiram a paz interior e a alegria. Muitas vezes, sofremos com experiências que colidem com os nossos sonhos, com as nossas ambições e que prejudicam a nossa auto-estima e auto-confiança.

Experiências como traumas, violência infantil, bullying, divórcios, relacionamentos difíceis, podem ser vividos com uma intensidade tal que se pode tornar difícil ultrapassá-las.

Quando as emoções causadas por essas experiências não são geridas nem ultrapassadas entramos num estado de Depressão.

• Tristeza
  • Cansaço
  • Desmotivação
  • Alteração do sono
  • Apatia
  • Crises de choro
  • Sentimentos de inutilidade
  • Irritabilidade
  • Sintomas de culpa
  • Diminuição do desejo sexual
  • Ideias de morte

Tratamento

As emoções como o medo, a mágoa e a tristeza, sentidas na Depressão, se não forem tratadas, destroem a nossa qualidade de vida, incapacitando-nos de sermos felizes.

O tratamento mais usado é ainda o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam exclusivamente nos sintomas de Depressão. No entanto, a medicação nem sempre resulta e os efeitos secundários provocados são muito negativos. A toma regular destes fármacos altera o pensamento e a capacidade de raciocínio.

Deve-se, portanto, trabalhar nas causas da Depressão, e não nos sintomas, sendo a Psicoterapia o caminho mais indicado para as pessoas que sofrem desta perturbação.

A eficácia da Psicoterapia HBM

Psicoterapia HBM  demonstra ser eficaz no tratamento de Depressão. Medimos os resultados dos nossos pacientes.

após 8 a 10 sessões de tratamento,
80% dos pacientes apresentavam total remissão de sintomatologia depressiva

Artigos recomendados

O psicoterapeuta Pedro Brás esteve com a Fátima Lopes no programa A Tarde é Sua, a falar sobre a sua convicção de que é possível tratar situações de conflito interior sem recurso a medicação.

Descubra como a Psicoterapia HBM ajudou a Emília a superar a depressão e a abandonar a toma de medicação. Um testemunho verdadeiramente inspirador e de esperança.

É possível tratar a depressão sem Medicação. Pedro Brás explica como a Psicoterapia HBM o pode ajudar a viver bem e feliz, sem depender de medicação.

Depressão
4.7 (94.63%) 242 votes