Pela Saúde Mental | Eu dou a cara

Testemunhos e histórias de vida

YT-FB-eudouacara-ana-sofia

A Liliana "carregou" durante 30 anos o peso de questões do passado que não conseguiu ultrapassar. Chegou ao ponto de deixar de conduzir, ir ao ginásio e até algo que parece tão simples como ir ao supermercado. O sofrimento era tanto que pensou mesmo em suicidar-se.

Aquilo que para muitos é o mais apreciado, para a Cláudia era o mais temido: estar com pessoas. O desconforto e medo era tal que evitava ao máximo os espaços públicos. E viveu assim durante anos, bloqueada pelos Ataques de Pânico e a Depressão

Quando teve o primeiro Ataque de Pânico, a experiência foi de tal forma intensa que Cátia mudou completamente a forma como levava a vida. Andava sempre angustiada, isolada e com medo, medo de voltar a viver aquelas sensações.

Angustiada, triste, stressada, completamente sem rumo. Era assim que a Cátia se sentia. Conheça a história completa e perceba como a Depressão pode levar a um caminho sem saída.

Mal-estar, enjoos, tonturas... Estes são alguns dos sintomas que a Andreia sentia sempre que tinha um Ataque de Pânico. Estes sintomas tornaram-se tão fortes e recorrentes que a Andreia deixou de se reconhecer.

A Bruna vivia constantemente com medo de tudo. A falta de ar, o choro, os tremores foram sinais que indicaram que algo não estava bem. A verdade é que os Ataques de Pânico eram recorrentes e a Bruna não estava a conseguir gerir essas emoções sozinha.

Diana tinha 17 anos quando o mundo lhe trocou as voltas e os planos. Conta-nos a sua história, forma como percebeu que estava com Depressão e como a superou.

Uma história de esperança. Rosa perdeu o alento e a vontade de viver. Ter de falar sobre a sua vida e a sua história era algo que causava um enorme sofrimento. Até ao dia em que Rosa conseguiu dar esse passo. Conheça esta história de força e superação!

O José viveu durante muito tempo em sobressalto. Tinha Ataques de Pânico que o faziam desmaiar, uma Ansiedade constante, cansaço e até insónias. A vida deste jovem estava limitada por todos os "e se" que surgiam na sua cabeça.

A Marta desde criança que é uma pessoa ansiosa. Mas quando no secundário viveu o seu primeiro Ataque de Pânico, a sua vida tornou-se um autêntico pesadelo. Estas crises tornaram-se diárias e tão fortes que acabaram mesmo por controlar a sua vida.

O João viveu durante muito tempo sem paz. Sofria de Ansiedade e nem à escola conseguia ir. Hoje é muito mais feliz e confiante. Veja aqui o testemunho completo.

Triste, sozinha, sem motivação. Foi assim que a Catarina se sentiu durante muito tempo. A Depressão surgiu mascarada no cansaço. Instalou-se aos poucos e tornou-se difícil encontrar motivação e propósito no dia a dia.

A Angelina passou por momentos muito difíceis na sua vida. Tudo isso deu origem a Ataques de Pânico, Ansiedade e uma Depressão que parecia não ter fim. Veja aqui o testemunho completo.

Carla passou por uma situação de mobbing laboral. Fez “frente” a estas injustiças e lutou pelos seus direitos, mas o resultado foi um despedimento. A vergonha e o medo do que as pessoas iam pensar fez com que Carla se sentisse bloqueada. Conheça aqui a história completa.

Maria José viveu durante mais de 30 anos numa angústia profunda onde só o suicídio parecia ser a solução. Milhares de pessoas sofrem de perturbações semelhantes e não encontram na medicação a saída. Hoje, Maria José é uma mulher feliz e em paz. Conheça aqui a história, que é prova viva de que é possível ultrapassar a Depressão.

O Telmo esteve vários anos na faculdade e tinha dificuldades em criar ligações. A verdade é que se sentia muitas vezes desenquadrado. Sentia que estava à parte, que toda a gente estava contra ele. Tudo isto fazia com que se sentisse em baixo e nem vontade tivesse de sair da cama.

Durante muito tempo, Maria dos Anjos viveu com Depressão. Não sentia sequer vontade de se levantar da cama. Durante muito tempo não conseguiu dormir sem recorrer a medicação. Hoje em dia já não é assim. Conheça a sua história.

O Cláudio tinha um enorme medo de falhar. Tomava muita medicação e não se sentia bem. Desde que chegou à universidade que a sua realidade mudou e mexeu muito com a sua perceção de si. Hoje é uma pessoa diferente. Conheça a história do Cláudio.

A Patrícia viveu durante vários anos com uma angústia muito grande dentro do peito. Sentia que não podia falar com ninguém e à medida que o tempo passava, a dor e o sufoco eram cada vez maiores. Durante muito tempo, viveu com Depressão. Conheça a história completa!

A Salete vivia há 14 anos com Bulimia. Tinha uma relação complicada com o seu corpo e foi muito difícil gerir as suas alterações quando o seu filho nasceu. Hoje, a Salete dá a cara pela Saúde Mental. Será que esta é também a sua história?

Susana Casal Duarte sofria de Perturbação Obsessiva Compulsiva. Durante muito tempo achou que alguns dos seus comportamentos excessivos faziam parte de si, da sua personalidade. Nunca acreditou quando lhe disseram que talvez pudesse estar doente. Contudo, um dia pediu ajuda. Conheça a história da Susana.

Fátima é mãe do Diogo, um jovem que vivia encurralado com uma Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC). Após diferentes tratamentos e já sem esperança, pensava que nunca mais ia ter o filho de volta. Conheça aqui a história do Diogo e da mãe que nunca desistiu de cuidar da Saúde Mental do filho.

Cláudia viveu durante muitos anos na "escuridão". Perdeu a alegria e a vontade de viver. Hoje é uma mulher completamente diferente. De sorriso no rosto, assume sem medos que conseguiu superar a Depressão. Conheça aqui a história completa.

Jéssica tem apenas 23 anos e já não sabia o que era viver sem Ataques de Pânico. As dores no peito e a falta de ar eram constantes e pôr fim à vida chegou a parecer ser a única solução possível. Após três meses de tratamento, Jéssica é uma jovem completamente diferente. Veja aqui o testemunho completo.

Tito Baía partilha connosco a sua história sobre como foi debater-se com o problema dos Ataques de Pânico e encontrar uma solução que fosse eficaz e lhe devolvesse o equilíbrio emocional e permitisse recuperar a felicidade. Saiba mais sobre esta história.

Rosa viu-se dominada por um estado depressivo que a limitava. Só após 30 anos conseguiu recuperar a sua alegria e voltar a sentir-se bem.

Emília Ramos conta como o modelo psicoterapêutico HBM a ajudou na sua luta contra a Fibromialgia. Veja aqui o testemunho completo.

Cláudia fez tratamento para a sua Ansiedade em 2014. Mais de um ano depois, o equilíbrio e a felicidade são claros no seu sorriso.

A Ansiedade impedia Marisa Pinto de conseguir a sua gravidez tão desejada. Veja o que aconteceu.

Comentários