TIMIDEZ E
FOBIA SOCIAL

O que é a Timidez e a Fobia Social?

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

sinais a que deve estar atento

• Sente medo de sair de casa
  • Evita locais públicos ou com muita gente
  • Evita fazer algumas coisas ou falar com pessoas por medo de constrangimento
  • Evita situações em que pode ser o centro das atenções
  • Sente medo de ser julgado ou de interagir com pessoas desconhecidas
  • Sente medo de se expor e passar por situações constrangedoras ou humilhantes
  • Sente medo de apresentar sintomas físicos (corar, suar, tremer) em público
  • É pessimista e espera sempre o pior, principalmente de situações sociais

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Causas

A  Fobia Social desenvolve-se com base nas experiências e aprendizagens do passado, principalmente na infância e adolescência. Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno.

A Timidez e a Fobia Social estão também muito associadas a pessoas com problemas de auto-estima. Pessoas com baixa auto-estima, sem auto-confiança acreditam que são inferiores e que podem ser agredidas ou envergonhadas no contacto com os outros. Por isso, evitam a exposição social pelo medo de falhar ou serem humilhadas e ridicularizadas pelos outros.

• Aumento da frequência cardíaca
  • Dificuldade respiratória
  • Tremores
  • Transpiração
  • Boca seca, dificuldade em falar
  • Gaguez
  • Dores abdominais
  • Tensão muscular
  • Cólicas e/ou diarreia

Tratamento

Como os sintomas da timidez podem ser confundidos com simples ansiedade, o tratamento mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da ansiedade. No entanto, para algumas pessoas, esta abordagem pode não trazer alterações sustentadas do seu estado emocional, ou não fazer sentido.

Assim, trabalhar nas causas da timidez pode ser a solução para a maioria das pessoas. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o modelo psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações mais graves.

Artigos recomendados

A timidez ou fobia social pode ser extremamente limitadora. Esta perturbação psicológica muitas vezes é desvalorizada, não sendo tratada de um modo adequado, o que traz problemas graves na vida das pessoas.

Dr. Pedro Brás fala-nos dos diferentes tipos de fobias e de como a Psicoterapia HBM pode ajudar a ultrapassar esta perturbação psicológica, tão limitante e condicionante.

Dr. Pedro Brás clarifica o conceito de Fobia Social, enquadrando-o no contexto da sociedade moderna que vivemos e explica como o Modelo Psicoterapêutico HBM pode ajudar.

Timidez e Fobia Social
4.7 (94.38%) 153 votes