A Psicoterapia HBM é um modelo que utiliza técnicas psicológicas para mudar comportamentos, sentimentos ou pensamentos que afetam o nosso equilíbrio emocional. A Psicoterapia HBM é um tratamento que se tem mostrado muito eficaz e que permite tratar perturbações emocionais, como a Depressão, a Ansiedade e os Ataques de Pânico, sem medicação.
Quando nos encontramos num estado de desequilíbrio emocional, na sua origem estão emoções negativas e experiências traumáticas. A solução mais eficaz para ultrapassar estas perturbações é através da gestão emocional profunda destes eventos.
Tal como o nome indica – HBM significa Human Behavior Map – o Modelo Psicoterapêutico HBM compreende que o funcionamento da mente humana está assente em padrões de comportamento. Este modelo de compreensão psicológica baseia-se num Mapa da Mente que descreve esses padrões. O mapa é utilizado para que se possam encontrar as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia e que prejudicam a sua felicidade e bem-estar.
Os psicoterapeutas trabalham com os pacientes de forma a promover as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação emocional, aumentando o seu nível de assertividade, autonomia e confiança no futuro. Para isso utilizam as técnicas de Morfese e Athenese, baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística, que são técnicas psicológicas validadas cientificamente, para uma intervenção mental mais rápida e assertiva. A Psicoterapia é regulada pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM (SPP HBM).
Com recurso ao Modelo Psicoterapêutico HBM, num processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender os comportamentos, emoções e pensamentos que a tornam ansiosa e/ou deprimida e, acima de tudo, ultrapassar o que a perturba encontrando o que a faz feliz.
O grande objetivo da Psicoterapia é ajudar a reencontrar o equilíbrio emocional e, para isso, este método de tratamento ajuda a pessoa a:
das questões do passado que ainda hoje condicionam o seu dia-a-dia;
a bloquear estados perturbadores como de medo ou de angústia;
para se adaptar a novos desafios e experiências;
e a qualidade das suas relações interpessoais, tornando-se mais assertivo e empático;
e da sua paz interior.
“Psicoterapia” é uma palavra com origem no Grego antigo. Psyche significa “mente” e therapeuein significa “curar”.
O que é?
A Psicoterapia é uma disciplina científica independente, que utiliza métodos de tratamento de curta, média ou longa duração, que atua em perturbações emocionais e psicológicas – como a Depressão, a Ansiedade e os Ataques de Pânico – e em processos de desenvolvimento pessoal. É assente em modelos de intervenção prática no comportamento humano que, por norma, recorrem aos processos mentais para intervir. A Psicoterapia utiliza os processos psicológicos dos pacientes como ferramentas para o processo de recuperação e alívio do sofrimento psicológico.
Quem pode exercer Psicoterapia?
O psicoterapeuta é um profissional que se submeteu a formação avançada em psicoterapia, com claros critérios de qualidade, dentro do paradigma científico vigente.
A formação em psicoterapia é adquirida entre pares que se organizam em sociedades científicas representativas de determinados modelos terapêuticos. É muito frequente existirem programas de formação que ultrapassam os 4 anos de aprendizagem.
Há diferentes modelos psicoterapêuticos e inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas, sendo que os programas de formação também variam entre si em número de horas teórico-práticas e de supervisão. A formação e o exercício prático em psicoterapia são reguladas pelas próprias sociedades científicas de cada modelo.
Apesar de uma grande parte dos psicoterapeutas serem psicólogos ou médicos, a Psicoterapia não é regulada, nem supervisionada, por entidades oficiais da Medicina ou da Psicologia, como a Ordem dos Psicólogos Portugueses ou a Ordem dos Médicos.
“Psicologia” é uma palavra com origem no Grego antigo. Psyche significa “mente” e logos significa “conhecimento ou estudo”.
O que é?
É uma disciplina académica que estuda o comportamento humano nas suas mais variadas correntes teóricas, para a compreensão dos fenómenos mentais e do comportamento humanos, de grupos e indivíduos. A sua atuação e abordagem terapêutica alicerçam-se no apoio e aconselhamento psicológico, utilizando testes de avaliação psicológica e estudando e aplicando escalas que procuram compreender os processos mentais.
O psicólogo estuda e compreende o comportamento individual e em sociedade, considerando as funções cognitivas, fisiológicas, biológicas.
Quem pode exercer Psicologia?
“Psiquiatria” é uma palavra com origem no Grego antigo. Psyche significa “mente” e Iatrós significa “médico”.
O que é?
É uma especialidade clínica da área da medicina e uma ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. A intervenção psiquiátrica, apesar de muitas vezes usar técnicas psicoterapêuticas, fundamenta-se na intervenção das psicopatologias em estados sintomáticos, através de psicofármacos.
Quem pode exercer Psiquiatria?