ANSIEDADE: Os Sintomas e as Principais Causas

O que é a Ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural do corpo, manifestando-se através de sentimentos de tensão, preocupação e, por vezes, medo. Este estado emocional e mental, em níveis moderados, é benéfico e até essencial para nos preparar para desafios e situações adversas.

No entanto, quando a ansiedade surge sem um motivo claro, ou se manifesta de forma intensa e constante, ultrapassa a barreira de uma normal reação e pode evoluir para uma perturbação psicológica. Neste contexto, a ansiedade deixa de ser um mero desconforto e pode tornar-se numa condição incapacitante que afeta seriamente a qualidade de vida da pessoa.

É vital reconhecer os sinais e procurar apoio especializado quando a ansiedade começa a limitar a vida diária e as atividades do dia a dia

É possível vencer a Ansiedade!

90% dos pacientes tratados com a Psicoterapia HBM reduziram significativamente o grau da Perturbação de Ansiedade.

Consulte o estudo aqui

11 Sinais de Ansiedade a que pode deve estar atento

Sente Sintomas de Ansiedade?

Quais são as causas da Ansiedade?

Ao longo da vida, a pessoa enfrenta situações adversas que, frequentemente, a marca de forma traumática, afetando o seu bem-estar. Estas vivências podem influenciar a maneira como se sente e reage, tornando-se, a longo prazo, fontes de Ansiedade.

A infância e a adolescência destacam-se como fases em que muitos destes eventos traumáticos têm lugar, podendo, mais tarde, intensificar sentimentos de Ansiedade.

Adicionalmente, as constantes pressões do quotidiano, seja a nível profissional, social, financeiro ou familiar, intensificam o receio de não corresponder às expectativas, culminando em estados ansiosos que nos limitam e causam desconforto.

9 Sintomas de Ansiedade - Sinais físicos

9 Sintomas de Ansiedade - Sinais psicológicos

Tratamento da Ansiedade - Qual a melhor abordagem Terapêutica?

A Psicoterapia HBM tem-se revelado extremamente eficaz no tratamento de casos severos de Ansiedade.

Com a aplicação da Psicoterapia HBM, 90% dos pacientes registaram uma diminuição acentuada nos sintomas da Perturbação de Ansiedade em apenas 2 meses de intervenção intensiva. Pode consultar o estudo detalhado aqui

Esta abordagem terapêutica proporciona às pessoas que lidam com Ansiedade as ferramentas psicológicas essenciais para gerir emoções e medos que afectam o seu bem-estar.

A Psicoterapia HBM foca-se nas origens da Ansiedade, auxiliando os pacientes a ultrapassar receios presentes e traumas passados.

Mais do que um simples diálogo, a Psicoterapia HBM é uma metodologia que actua profundamente no sistema emocional, permitindo que os indivíduos se libertem de emoções negativas persistentes, como o medo, a dor e a angústia. Através de técnicas avançadas, como a Morfese e a Athenese, os nossos psicoterapeutas ajudam a transformar os estados ansiosos, promovendo uma gestão emocional mais equilibrada e eficiente.

7 Diferentes tipos de Ansiedade

Há vários tipos de Ansiedade, sendo que o medo é uma característica comum a todos eles. Por isso, importa perceber as diferenças das características e das manifestações dos diferentes tipos de Ansiedade.

1º Ansiedade Generalizada

Neste tipo de Ansiedade, as pessoas têm medo excessivo de falhar nos seus desempenhos e tarefas, preocupam-se em demasia com o que os outros pensam e nas suas avaliações.

Este é um distúrbio da Ansiedade, em que as pessoas sentem medos tão intensos, que acreditam poder morrer por excesso de ansiedade vivida em determinadas circunstâncias.

Ansiedade caracterizada por pensamentos perturbadores e constantes, na maioria das vezes, pensamentos irreais acompanhados de Ataques de Pânico. Os rituais servem para aliviar o estado de Pânico vivido.

Medo de conviver e de se expor a outras pessoas. As pessoas ficam inibidas com medo de corarem, tremerem ou de se sentirem mal quando são confrontados e estão na presença de outros.

Ansiedade muito intensa quando se está perante situações que na realidade não representam perigo, como animais ou outros objetos.

Dificuldade em dormir um sono reparador de forma continuada como consequência de estados de ansiedade.

Esgotamento físico e psicológico motivado por stress intenso e continuado. Estes estados são na sua maioria vistos em ambientes laborais.

Estudos Científicos Psicoterapia HBM sobre a Ansiedade

Advances in Social Sciences Research Journal

Publicação do estudo de caso intitulado “Impact of The HBM Psychotherapeutic Model on Anxiety Disorder: A Case Study”, a março de 2021.

13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde

Apresentação do estudo sobre o impacto do Modelo Psicoterapêutico HBM na perturbação de Ansiedade generalizada. O estudo foi publicado na respetiva ata.

MedCrave. Journal of Psychology and Clínical Psychiatry

Publicação do estudo científico intitulado “The impact of sleep in fibromyalgia, an exploratory study”, a setembro de 2018.

à conversa sobre ansiedade

O Podcast da Clínica da Mente

relacionados

Sobre Ansiedade

PSICOTERAPIA HBM

A Psicoterapia HBM demonstra-se eficaz no tratamento de Ansiedade desde os estados mais leves até aos estados mais severos.