ANSIEDADE

O que é a Ansiedade?

A Ansiedade é caracterizada por um sentimento de tensão, preocupação e medo. É importante referir que a Ansiedade é um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, mas quando sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se num problema de saúde, ou seja, numa doença psicológica. A Ansiedade enquanto perturbação psicológica torna-se extremamente incapacitante e limitadora.

sinais a que deve estar atento

• Sente medos que não são reais, que limitam o seu dia-a-dia
  • Preocupa-se excessivamente com o que os outros pensam sobre si próprio
  • Evita locais ou situações porque se sente desconfortável
  • Sofre por antecipação sem viver de forma plena
  • Tem dificuldade em adormecer ou acorda várias vezes durante a noite
  • Sente dores e pressões físicas
  • Sente confusão mental e apatia
  • Tem pensamentos repetitivos que não consegue ultrapassar
  • Sente que está sempre acelerado até em situações calmas
  • Não consegue sentir equilíbrio entre o corpo e a mente

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Causas

Ao longo da nossa vida, vivemos experiências negativas que se tornam traumáticas e perturbadoras no nosso bem-estar. Essas experiências irão condicionar a forma como nos sentimos e agimos e no futuro serão a origem de estados de Ansiedade.

infância é o período onde ocorre grande parte dos eventos traumáticos, que no futuro irão potenciar estados de Ansiedade.

Também as diferentes pressões a que somos submetidos diariamente a nível profissional, social, financeiro e familiar, fazem-nos sentir medo de falhar, o que por si só, gera estados de Ansiedade que nos condicionam e nos fazem sofrer.

• Batimento cardíaco acelerado
  • Pressão no peito
  • Dificuldade em respirar
  • Tensão muscular
  • Suores frios
  • Insónias
  • Tremores
  • Dores físicas

Tratamento

O tratamento mais usado para a Ansiedade, ainda é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam apenas nos seus sintomas. A toma de calmantes, para além de causar dependência e potenciar o aparecimento de vários efeitos secundários, para muitas pessoas não é a solução.

Na grande maioria dos casos, trabalhar nas causas da Ansiedade é a solução mais adequada. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o Modelo Psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações de Ansiedade mais graves.

A eficácia da Psicoterapia HBM

Psicoterapia HBM  demonstra ser um tratamento eficaz no tratamento da Ansiedade, verificando-se a remissão total da sintomatologia ansiosa em 76,1% dos pacientes.

após 5 a 10 sessões de tratamento,
91,3% dos pacientes ultrapassam o estado de ansiedade generalizada e reencontraram o equilíbrio emocional

Diferentes Tipos de Ansiedade

Há vários tipos de Ansiedade, sendo que o medo é uma característica comum a todos eles. Por isso, importa perceber as diferenças das características e das manifestações dos diferentes tipos de Ansiedade.

Artigos recomendados

Dr. Pedro Brás no Consultório, no Porto Canal com uma reflexão sobre a medicalização excessiva e ineficaz explica a importância da psicoterapia no tratamento de Depressão.

O Modelo Psicoterapêutico HBM permite um tratamento eficaz no tratamento de perturbações emocionais como a Ansiedade, a Depressão e os Ataques de Pânico. Descubra como este tipo de Psicoterapia o pode ajudar a ter uma vida normal e feliz.

Os Ataques de Pânico são cada vez mais frequentes na nossa sociedade. Saiba mais sobre as causa, os sintomas e descubra qual o tratamento mais eficaz para combater este flagelo.

Ansiedade
4.6 (91.61%) 267 votes