Consulta de Avaliação e Diagnóstico

A Consulta de Avaliação e Diagnóstico permite avaliar o estado emocional e psicológico da pessoa e realizar um diagnóstico clínico preciso. Este é o ponto de partida para um acompanhamento psicoterapêutico.

Consulta de Avaliação e Diagnóstico

O que esperar do terapeuta e da Consulta de Avaliação e Diagnóstico?

O processo de diagnóstico é realizado por profissionais especializados e com experiência nas perturbações emocionais que tratamos e passa pelas seguintes fases:

Este é o momento em que se estabelece a relação entre o terapeuta e o paciente. Inicia-se a troca de informações entre o terapeuta e o paciente e o paciente encontra o espaço para explicar o que o motivou a procurar ajuda. É um momento muito introspetivo, que permite ao terapeuta conhecer as principais dificuldades da pessoa, os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Em conversa com o paciente, o psicoterapeuta acompanha o paciente na explicação das suas emoções e dos seus processos mentais. O objetivo passa por perceber o que poderá estar na origem dos sintomas e quais os padrões de comportamento que o estarão a bloquear e que terão de trabalhar.

Os resultados deste processo de Avaliação e Diagnóstico permitem ao terapeuta delinear um Plano de Intervenção Psicoterapêutica. Com o paciente, serão definidos objetivos a curto, médio e longo prazo. Este plano será revisto periodicamente tendo em conta a evolução do paciente. É importante que o paciente utilize este momento para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o diagnóstico e sobre o processo de tratamento. O terapeuta está disponível para esclarecer todas as questões.

Nota: em alguns casos específicos poderá não ser prescrito um Plano de Intervenção Psicoterapêutica. Isto poderá acontecer se o psicoterapeuta perceber que o problema que traz o paciente à consulta não é adequado às técnicas que utilizamos, como por exemplo, se exibir sintomas que possam indicar uma perturbação neurológica. Nesses casos, serão aconselhadas outras áreas de atuação.

Guia rápido para saber se estou preparado(a) para agendar esta consulta:

A realização de uma Consulta de Avaliação e Diagnóstico é o início de uma jornada de recuperação. Mas todos sabemos que dar este passo e iniciar este processo não é uma decisão fácil. Há algumas perguntas que se poderá fazer para perceber se é o momento certo:

Se respondeu SIM a alguma destas perguntas é importante procurar ajuda.

MARCAR A CONSULTA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO

MARCAÇÃO DE CONSULTA ONLINE

MARCAÇÃO DE CONSULTA PRESENCIAL

    Data Nascimento:
    Clínica pretendida: *

    Tem uma data específica para a sua marcação?

    Dias preferenciais
    Horas preferenciais