"O luto é um processo de aceitação da perda" | Porto Canal

Morte. Perda. Luto...

Receber a notícia de que alguém que nos é querido faleceu é difícil, mas encarar a situação e superá-la pode tornar-se mesmo insuportável. A verdade é que o luto é um processo de aceitação, de libertação da dor até se conseguir ficar em paz com a perda. Este processo é composto por 4 fases: a negação, a raiva, a depressão e a aceitação, e é importante que se viva todas as fases e se aceite cada uma delas. 

Contudo, há quem não consiga superar sozinha tamanha dor. Apesar deste processo não ter “prazo de validade”, quando a tristeza e a angústia são prolongadas é de facto importante que se peça ajuda de forma a gerir essas emoções. Em tempos de pandemia, este processo de luto torna-se ainda mais doloroso uma vez que em muitos casos nem existe o velório, o momento da despedida. 

O Dr. Pedro Brás esteve no ‘Consultório’ do Porto Canal a explicar melhor este tema tão delicado e como através de Psicoterapia HBM é possível ressignificar estas emoções e aprender a viver tranquila.  Veja tudo no vídeo abaixo.

Consultório | Porto Canal

QUER SABER MAIS SOBRE PSICOTERAPIA HBM?

Comentários