A Psicoterapia é um método que utiliza técnicas psicológicas, validadas cientificamente, regulado pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM (SPP HBM) para mudar comportamentos, sentimentos ou pensamentos que afetam a saúde mental. A Psicoterapia HBM é um tratamento extremamente eficaz que permite tratar perturbações emocionais, como a Depressão, a Ansiedade e os Ataques de Pânico, sem medicação.
Quando nos encontramos num estado de desequilíbrio emocional, na sua origem estão emoções negativas e experiências traumáticas e não alterações químicas no cérebro. A solução mais eficaz para ultrapassar estas perturbações é através da gestão emocional profunda destes eventos.
Tal como o nome indica – HBM significa Human Behavior Map – o Modelo Psicoterapêutico HBM compreende que a mente humana está assente em padrões de comportamento. Este modelo de compreensão psicológica, baseia-se num Mapa da Mente que descreve esses padrões. Este mapa é utilizado para que se possam encontrar as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia e que prejudicam a sua felicidade e bem-estar.
Os psicoterapeutas trabalham com os paciente de forma a promover as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação emocional, aumentando o seu nível de assertividade, autonomia e confiança no futuro. Para isso utilizam as técnicas de Morfese e Athenese, baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística, para uma intervenção mental mais rápida e assertiva.
Com recurso ao Modelo Psicoterapêutico HBM, num processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender os comportamentos, emoções e pensamentos que o tornam ansioso e deprimido, e, acima de tudo, ultrapassar o que a perturba encontrando o que a faz feliz.
O grande objetivo da Psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e, para isso, este método de tratamento ajuda a pessoa a:
das questões do passado que ainda hoje condicionam o seu dia-a-dia;
a bloquear estados perturbadores como de medo ou de angústia;
para se adaptar a novos desafios e experiências;
e a qualidade das suas relações interpessoais, tornando-se mais assertivo e empático;
e da sua paz interior.