Psicoterapia HBM

O que é?

A Psicoterapia é um método que utiliza técnicas psicológicas, validadas cientificamente, regulado pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM (SPP HBM) para mudar comportamentos, sentimentos ou pensamentos que afetam a saúde mental.  A Psicoterapia HBM é um tratamento extremamente eficaz e duradouro, que permite tratar perturbações emocionais, como a Depressão, a Ansiedade e os Ataques de Pânico, sem medicação. 

Quando nos encontramos num estado de desequilíbrio emocional, na sua origem estão emoções negativas e experiências traumáticas e não alterações químicas no cérebro. A solução mais eficaz para ultrapassar estas perturbações é através da gestão emocional profunda destes eventos. 

Que técnicas utiliza?

Tal como o nome indica – HBM significa Human Behavior Map – o Modelo Psicoterapêutico HBM compreende que a mente humana está assente em padrões de comportamento. Este modelo de compreensão psicológica, baseia-se num  Mapa da Mente que descreve esses padrões. Este mapa é utilizado para que se possam encontrar as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia e que prejudicam a sua felicidade e bem-estar.

Os psicoterapeutas trabalham com os paciente de forma a promover as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação emocional, aumentando o seu nível de assertividade, autonomia e confiança no futuro. Para isso utilizam as técnicas de Morfese e Athenese, baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística, para uma intervenção mental mais rápida e assertiva.

Como é que a Psicoterapia HBM pode ajudar?

Athenese - HBM3

Com recurso ao Modelo Psicoterapêutico HBM, num processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender os comportamentos, emoções e pensamentos que o tornam ansioso e deprimido, e, acima de tudo, ultrapassar o que a perturba encontrando o que a faz feliz.

O grande objetivo da Psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e, para isso, este método de tratamento ajuda a pessoa a:

  • Conseguir fazer a gestão emocional

das questões do passado que ainda hoje condicionam o seu dia-a-dia;

  • Treinar a mente

a bloquear estados perturbadores como de medo ou de angústia;

  • Encontrar novas estratégias

para se adaptar a novos desafios e experiências;

  • Melhorar as capacidades de comunicação

e a qualidade das suas relações interpessoais, tornando-se mais assertivo e empático;

  • Retomar o controlo da sua própria vida

e da sua paz interior.

MAIS SOBRE PSICOTERAPIA HBM