Fobias e Medos

Os medos irracionais limitam imenso a vida de quem sofre. São aparentemente pequenos medos que têm um grande impacto na vida de quem sofre.

As Fobias são estados mentais e físicos causados pelo medo que se tem de determinada experiência ou exposição. Dizemos que estamos num estado Fóbico ou de Pânico quando a Ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada experiência ou exposição representa.

Causas das Fobias

Há experiências que traumatizam e criam reações involuntárias que não se compreende de uma forma racional. É na infância que nascem 90% destes medos. As Fobias ou Medos inconscientes são processos mentais errados que a nossa mente desenvolve a partir de uma experiência traumática passada.

As Fobias mais comuns

• Acrofobia – medo extremo de alturas
  • Agorafobia – medo de estar em espaços abertos cheios de pessoas
  • Aicmofobia – medo de agulhas/seringas
  • Aracnofobia – medo de aranhas
  • Cinofobia – medo de cães
  • Claustrofobia – medo de lugares apertados (como elevadores)
  • Coulrofobia – medo de palhaços
  • Insectofobia – medo de insetos
  • Nictofobia – medo do escuro
  • Odontofobia – medo do dentista
  • Ofidiofobia – medo de cobras
  • Zoofobia – medo de animais

Sintomas das Fobias

A vergonha de ter estes medos provoca ainda mais mal-estar do que o susto que eles provocam.

Perante a exposição ou pelo mero pensamento sobre o estímulo Fóbico, é frequente existir:

• Medo Extremo
  • Sintomas da ansiedade
  • Incapacidade de se manter na presença do estímulo agressor
  • Aversão, repulsa
  • Necessidade irracional de fuga

Tratamento para as Fobias

A única forma de superar este flagelo é treinando a mente humana a resistir ao medo involuntário, e isso é possível com a psicoterapia.

Raramente são conhecidos os eventos traumáticos causadores das fobias específicas. Todavia, o modelo psicoterapêutico HBM é composto por técnicas terapêuticas que podem ajudar o paciente a eliminar medos, mesmo que a sua origem seja desconhecida, tais como os medos provocados nos primeiros anos de vida.

O que é a Psicoterapia?

A Psicoterapia HBM é um método de tratamento que usa técnicas psicológicas, validadas cientificamente, para mudar comportamentos, sentimentos, pensamentos ou hábitos que afetam a saúde mental das pessoas.

Com recurso às técnicas de Psicoterapia HBM, encontram-se as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia, prejudicando a sua felicidade e bem-estar, promovendo-se as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação.

A Psicoterapia HBM funciona como um GPS, que ajuda o Psicoterapeuta a descobrir a origem emocional do problema que provoca a perturbação, conduzindo o paciente a vencer e ultrapassar as dificuldades que condicionam todo o seu estado mental.

Como a Psicoterapia pode ajudar nas Fobias e Medos?

Através de um processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender as suas emoções, comportamentos e pensamentos, encontrando o que provoca os seus medos e fobias involuntárias e, acima de tudo, encontrar o que o torna feliz livre de reações que o limitam e que não controla.

O grande objetivo da psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e para isso este método de tratamento ajuda o paciente a:

Identificar os eventos traumáticos que originaram os medos involuntários e ajudar quem sofre na libertação emocional dessas memorias traumáticas.

Criar mecanismos mentais de forma a bloquear as reações de pânico involuntárias.

Treinar a mente a bloquear estados de ansiedade ou de stress

Encontrar estratégias para o ajudar a adaptar-se a novos desafios e a gerir a sua ansiedade;

Retomar o controlo da sua própria vida e da sua paz interior.