ANSIEDADE

A Ansiedade tem se tornado num verdadeiro problema de saúde pública no mundo, com grande incidência em Portugal.

Por ano, mais de 1 milhão e meio de portugueses toma medicação para a Ansiedade.

O que é a Ansiedade

A Ansiedade é caracterizada por sentimento de tensão, preocupação e medo.

É importante referir que a Ansiedade é um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, mas quando sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se num problema de saúde, ou seja, numa doença psicológica.

A Ansiedade enquanto perturbação psicológica torna-se extremamente incapacitante e limitadora .

Sinais de Ansiedade

• Sente medos que não são reais ou relevantes e que limitam o dia-a-dia
  • Preocupa-se excessivamente com o que os outros pensam sobre si própria
  • Evita locais ou situações porque se sente desconfortável
  • Sofre por antecipação e por isso não vive determinadas experiências de forma plena
  • Tem dificuldade em adormecer ou acorda várias vezes durante a noite
  • Sente dores e pressões físicas anormais
  • Sente confusão mental e apatia
  • Tem pensamentos repetitivos  que não consegue desvalorizar ou ultrapassar
  • Sente que está sempre acelerado até em situações calmas
  • Não consegue sentir equilíbrio entre o corpo e a mente

O que é a Ansiedade

A Ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimento de tensão, preocupação e medo.

Sintomas de Ansiedade

• Batimento cardíaco acelerado
  • Pressão no peito
  • Dificuldade em respirar
  • Tensão muscular
  • Suores frios
  • Insónias
  • Tremores
  • Dores físicas

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Descubra se sofre de ansiedade.

Sintomas de Ansiedade

• Batimento cardíaco acelerado
  • Pressão no peito
  • Dificuldade em respirar
  • Tensão muscular
  • Suores frios
  • Insónias
  • Tremores
  • Dores físicas

Identifica-se com alguns destes sintomas?

Descubra se sofre de ansiedade.

Causas de Ansiedade

Ao longo da nossa vida, vivemos experiências negativas que se tornam traumáticas e perturbadoras do nosso bem-estar.  Essas experiências irão condicionar a forma de como sentimos e de como agimos.

Na infância é muito frequente ocorrerem situações, que no futuro darão origem a estados de Ansiedade. Por exemplo, o sofrimento causado pelo bullying, pode originar comportamentos de Timidez e Fobia Social

As diferentes pressões a que somos submetidos diariamente, também podem potenciar estados de Ansiedade e elevados níveis de stress. A pressão social, profissional, financeira e até familiar, faz com que o medo de falhar seja uma constante, o que por si só, gera um estado de Ansiedade que nos condiciona e nos faz sofrer.

Tratamento da Ansiedade

O tratamento mais usado para a Ansiedade, ainda é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam apenas nos seus sintomas. A toma de calamantes, para além da causar dependência e potenciar o aparecimento de vários efeitos secundários, para muitas pessoas, não resolve.

Para a grande maioria dos casos, trabalhar nas causas da Ansiedade é a solução mais adequada. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o Modelo Psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações de Ansiedade mais graves.

Descubra como a Psicoterapia HBM o pode ajudar!