Quem é Pedro Brás?

pedro-bras-foto-redonda

Nasceu a 10 de fevereiro de 1976 e foi em Cinfães que passou toda a sua infância e juventude. Casado, pai de 2 filhos, formou-se na área das Ciências Sociais e Económicas e nunca foi empregado de ninguém, facto do qual se orgulha. Desde os seus 17 anos que se dedicou ao mundo dos negócios, tendo constituído várias empresas pelas quais passaram mais de mil colaboradores. 
Mas o seu maior interesse – que o acompanhou ao longo de toda a sua vida – são os fenómenos da mente humana, motivo que o levou a fundar a Clínica da Mente, cuja missão é ajudar as pessoas a serem felizes e mudar o paradigma da Saúde Mental. 

O Psicoterapeuta

Desde jovem que Pedro Brás se interessa pelos fenómenos da mente humana.  Foi aos 12 anos de idade, quando recebeu um livro que falava sobre a Hipnose, que o fascínio pela compreensão da mente e pelo comportamento humano aumentou exponencialmente. Tornou-se um objetivo de vida, compreender todos esses fenómenos que condicionam a vida de um ser humano. Ao longo dos anos, paralelamente às diferentes atividades profissionais que desempenhou, estudou Programação Neurolinguística (PNL) e Hipnose Clínica. Começou a pôr em prática os seus conhecimentos com alguns amigos e familiares e o sucesso das suas intervenções era notório. Todas as pessoas por ele intervencionadas saíam dos estados depressivos ou de angústia a que estavam submetidas há vários anos. Daí até assumir-se como Psicoterapeuta a tempo inteiro foi um pequeno passo. Com o decorrer da sua prática clínica, desenvolveu o Modelo Psicoterapêutico HBM (Human Behaviour Map) e fundou a Clínica da Mente em 2008. Atualmente, Pedro Brás conta com uma equipa de 23 psicólogos, espalhados pelas suas 4 clínicas, no Porto, Lisboa, Braga e Coimbra. Juntos, já ajudaram mais de 9000 pessoas a libertarem-se de múltiplas perturbações emocionais que condicionavam as suas vidas. A sua abordagem inovadora e disruptiva tem vindo a contribuir para quebrar o estigma associado à Saúde Mental e à mudança do paradigma da mesma.

Feliz para Sempre

Ao longo de 10 anos como psicoterapeuta, Pedro Brás atendeu muitas pessoas infelizes que teve a oportunidade de ajudar. Na sua prática clínica observou quais os principais fatores que impossibilitam as pessoas de serem felizes e identificou o padrão da infelicidade. A vontade de escrever um livro para partilhar com as pessoas de que modo é possível quebrar o padrão da infelicidade surgiu naturalmente. Ajudar as pessoas a serem felizes com as suas próprias ferramentas é uma missão que Pedro Brás assume, quer seja em contexto de consulta, quer seja sob o formato de um livro de auto-ajuda. 

Responsabilidade Social

A vontade de ajudar as pessoas a serem felizes e a saírem de estados emocionais que condicionam as suas vidas foi uma constante na vida de Pedro Brás. Por isso, e devido ao seu sentido de responsabilidade social, Pedro Brás desenvolveu projetos vários, com intuito de levar o bem-estar e a Saúde Mental a todos.
São exemplos o projeto Ajuda por Ajuda (APA), que pretende proporcionar o acesso a tratamentos de Psicoterapia a pessoas carenciadas, e o Projeto Escolas, que visa sensibilizar os educadores para a importância da Saúde Mental e do bem-estar psicológico na infância e na adolescência.