Encarar as nossas dores pode
levar-nos ao sucesso | Porto Canal

Qual é de facto o sucesso que queremos ter?

Sucesso e fracasso… A verdade é que a nossa forma de encarar o sucesso é ganharmos ou seja, implica sempre ganhar a alguém. Como tal, o sucesso está sempre alicerçado no fracasso de alguém. 

Mas afinal, o que é o sucesso? Quando é que nos sentimos de facto vitoriosos e fracassados na vida? Existe um formato estipulado do que é o sucesso. Ter bons carros, comer em restaurantes caros, ter roupas de marca, ter uma família feliz, viajar… São tudo objetivos comuns que queremos alcançar perante a realidade que vivemos na sociedade. Mas… Será que são mesmo esses os seus sonhos? Será que ao ter tudo isso será de facto feliz? 

Tudo isto são noções de felicidade e de sucesso impostos e quando não atingidos criam angústias e frustrações graves. Isto porque queremos sempre coisas que não fomos nós que decidimos querer e temos muito medo de não fazermos o que maior parte das pessoas faz. O medo é a grande entrave à felicidade em geral. A sensação de fracasso após fracasso pode levar a estados depressivos e de Ansiedade que encorajam, no limite, ao Suicídio. 

Desta forma, é importante que cada um de nós repense a sua noção de sucesso e tenha coragem para se perceber e não calar as feridas e dores que estes medos tanto criam. 

A Dra. Lara Morgado esteve no ‘Consultório’ do Porto Canal a falar sobre o tema e a dar algumas dicas de como deve encarar o dia-a-dia de forma mais feliz e positiva, confiante daquilo que é e o que quer para o seu futuro. 

Consultório | Porto Canal

Comentários