Timidez e Fobia Social

A Timidez é um estado mental que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa, criando desde pessoas reservadas até estados verdadeiramente fóbicos – Fobia Social.

A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano.

Em alguns casos a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, incluindo à Depressão profunda, afastando o indivíduo de todo o contacto social.

As pessoas tímidas acreditam que são inferiores, que podem ser agredidas ou envergonhadas no contacto com os outros, porque no passado existiram experiências traumáticas onde sofreram com o contacto social e, hoje, a recusa da exposição social reflete o medo de que situações semelhantes às anteriores voltem a acontecer.

Algumas das principais experiências traumatizantes são o Bullying na escola, as agressões sofridas na infância e na adolescência, críticas e pressões por parte de pais e educadores.

Quem cora de forma evidente ou apresenta outro sintoma físico desagradável, tem medo em se expor, na tentativa de não ser observado de uma forma negativa e desconfortável.

Sintomas da Timidez e da Fobia Social

Parece que se entra numa bolha que sufoca, uma parede que bloqueia, o corpo toma conta de todo o processo e só passa quando se desiste.

• Sintomas da Ansiedade (aumento da frequência cardíaca, dificuldade em respirar, suores…)
  • Corar
  • Mãos trémulas
  • Boca seca, dificuldade em falar
  • Gaguez
  • Evitamento Social, negação
  • Consumo excessivo de álcool

Tratamento da Timidez e da Fobia Social

Como os sintomas da timidez, podem ser confundidos com simples ansiedade o tratamento mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da ansiedade. No entanto para algumas pessoas, esta abordagem pode não trazer alterações sustentadas do seu estado emocional, ou não fazer sentido.

Assim, trabalhar nas causas da timidez pode ser a solução para a maioria das pessoas. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o modelo psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações mais graves.

O que é a Psicoterapia HBM?

A Psicoterapia HBM é um método de tratamento muito rápido e seguro, que usa técnicas psicológicas, validadas cientificamente, para mudar comportamentos, sentimentos, pensamentos ou hábitos que afetam a saúde mental das pessoas. A Psicoterapia HBM utiliza as técnicas de Morfese e Athenese baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística, para uma intervenção mental mais rápida e assertiva.

Com recurso às técnicas de Psicoterapia HBM, encontram-se as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia, prejudicando a sua felicidade e bem-estar, promovendo-se as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação.

A Psicoterapia HBM funciona como um GPS que percorre o Mapa da Mente e ajuda o Psicoterapeuta a descobrir a origem emocional do problema que provoca a perturbação, conduzindo o paciente a vencer e ultrapassar as dificuldades que condicionam todo o seu estado mental, sem recurso a medicação.

Como a Psicoterapia HBM pode ajudar na Timidez e Fobia Social?

Através de um processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender as suas emoções, comportamentos e pensamentos, encontrando o que provoca a sua timidez ou mesmo a Fobia social, mas acima de tudo, encontrar o que o torna feliz sem que os medos da rejeição ou da avaliação limitem o sem bem-estar.

O grande objetivo da psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e para isso este método de tratamento ajuda o paciente a:

Conseguir fazer a gestão emocional das questões do passado que ainda hoje podem condicionar o seu dia-a-dia, tais como bullying na infância, conflitos com os pais e família, traumas;

Criar mecanismos mentais de forma a bloquear os pensamentos negativos e a aumentar a autoestima e a  autoconfiança;

Melhorar as capacidades de comunicação e a qualidade das suas relações interpessoais;

Encontrar estratégias para o ajudar a adaptar-se a novos desafios e a gerir a sua ansiedade;

Retomar o controlo da sua própria vida e da sua paz interior.

Artigos recomendados

Perturbações

A Timidez é um estado de medo que limita o contacto social.

Testemunhos

Cláudia fez tratamento para a sua Ansiedade em 2014. Mais de um ano depois, o equilíbrio e a felicidade são claros no seu sorriso.

Saúde Mental

O relatório da Direção-Geral de Saúde revela que somos o país Europeu com maior consumo de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos e que um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas.