TIMIDEZ E FOBIA SOCIAL

O que é?

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

8 Sinais de que pode estar a sofrer de timidez e fobia social

Tem sintomas de Timidez e Fobia Social?

Quais são as causas da Timidez e Fobia Social?

A  Fobia Social desenvolve-se com base nas experiências e aprendizagens do passado, principalmente na infância e adolescência. Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno.

A Timidez e a Fobia Social estão também muito associadas a pessoas com problemas de auto-estima. Pessoas com baixa auto-estima, sem auto-confiança acreditam que são inferiores e que podem ser agredidas ou envergonhadas no contacto com os outros. Por isso, evitam a exposição social pelo medo de falhar ou serem humilhadas e ridicularizadas pelos outros.

Quando as emoções causadas por essas experiências não são geridas nem ultrapassadas entramos num estado de Depressão.

9 sintomas mais comuns da Timidez e Fobial Social

Tratamento para a Timidez e Fobia Social

Como os sintomas da Timidez podem ser confundidos com Ansiedade, o tratamento mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da Ansiedade. No entanto, para algumas pessoas, esta abordagem pode não trazer alterações sustentadas do seu estado emocional, ou não fazer sentido.

Assim, trabalhar nas causas da Timidez pode ser a solução para a maioria das pessoas. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o modelo psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações mais graves.

relacionados

Sobre Timidez e Fobial Social

PSICOTERAPIA HBM

Escolher e iniciar um tratamento, tendo em conta todas as opções, pode provocar alguma ansiedade. Na Clínica da Mente utilizamos Psicoterapia HBM. Convidamo-lo a saber tudo sobre este método que procura encontrar aquilo que está na origem do seu desconforto e ajudá-lo a gerir as suas emoções.