“A Timidez é um estado mental que impede a natural evolução das relações sociais.”

A Timidez é um estado mental que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa, criando desde pessoas reservadas até estados verdadeiramente fóbicos - Fobia Social.

A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano.

Os casos de Fobia Social conduzem a estados depressivos ainda mais limitantes, incluindo à Depressão profunda, afastando o indivíduo de todo o contacto social.

Causas da Timidez e da Fobial Social

As pessoas tímidas acreditam que são inferiores, que podem ser agredidas ou envergonhadas no contacto com os outros, porque no passado existiram experiências traumáticas onde sofreram com o contacto social e, hoje, a recusa da exposição social reflete o medo de que situações semelhantes às anteriores voltem a acontecer.

Algumas das principais experiências traumatizantes são o Bullying na escola, as agressões sofridas na infância e na adolescência, críticas e pressões por parte de pais e educadores.

Quem cora de forma evidente ou apresenta outro sintoma físico desagradável, tem medo em se expor, na tentativa de não ser observado de uma forma negativa e desconfortável.

Principais Sintomas da Timidez e da Fobia Social:

• Sintomas da Ansiedade (aumento da frequência cardíaca, dificuldade em respirar, suores...)
  • Corar
  • Mãos trémulas
  • Boca seca, dificuldade em falar
  • Gaguez
  • Evitamento Social, negação

TRATAMENTO DA TIMIDEZ E DA FOBIA SOCIAL

O modelo psicoterapêutico HBM ajuda quem sofre de timidez a libertar-se dos medos da exposição social, encontrando as causas inconscientes deste comportamento, mesmo as oriundas da infância. Através das técnicas utilizadas, os pacientes encontram tranquilidade e harmonia no contacto social, com a ajuda permanente dos psicoterapeutas que acompanham o paciente na sua natural aquisição de competências sociais que o ajudem a sentir-se integrado no seu meio social.