Depressão

O que é Depressão?

A depressão é um estado emocional grave, que perdura por vários anos se não for tratado.

Trata-se de uma perturbação na qual são experienciadas emoções de Angústia, Tristeza, Frustração, resultantes de experiências traumáticas vividas no passado. Por vezes, as pessoas não se conseguem libertar destas experiências que colidem com os valores e crenças de cada um, criando conflitos emocionais dos quais a pessoa não se consegue libertar.

Estas emoções de tristeza, de mágoa e de revolta perturbam e deprimem se a pessoa não fizer uma gestão emocional apropriada. Estas emoções podem ser tão fortes que podem levar a pessoa a uma depressão profunda ao acumular estas sensações e sentimentos negativos.

A Depressão e a Ansiedade são, de facto, estados perturbadores e não desequilíbrios químicos.

Sintomas da Depressão

Os principais sintomas dos estados depressivos são:

• Angústia e Tristeza
  • Fadiga, Cansaço e Perda de Energia
  • Sentimentos de Inutilidade, de Falta de Confiança e de Autoestima
  • Sentimentos de Culpa e Sentimento de Incapacidade
  • Falta ou Excesso de Apetite
  • Perturbação do Sono
  • Falta ou Alterações na Concentração
  • Preocupações Recorrentes
  • Desinteresse, Apatia e Tristeza
  • Diminuição do Desejo Sexual
  • Irritabilidade
  • Manifestação de Sintomas Físicos, como Dores Musculares, Dores Abdominais, entre outros.

Causas da Depressão

As pessoas que sofrem de Depressão ou outra forma de perturbação emocional são pessoas que vivem estados emocionais tão fortes dos quais não se conseguem dissociar facilmente. A causa desta condição é a força emocional das experiências que viveram no seu passado.

Experiências como traumas, violência infantil, Bullying, divórcios, maus tratos diversos, podem ser vividos com uma intensidade tal que se torna difícil ultrapassar a dor que elas trazem. Estas emoções se não se ultrapassa, como o medo, a mágoa, a tristeza, ao longo do tempo destroem a sua qualidade de vida, limitando a pessoa na sua liberdade de ser felizes.

As pessoas que não conseguem ultrapassar as dificuldades do passado não são as mais fracas nem têm problemas genéticos, mas sim as que mais sentiram a dor ou o medo dessas experiências.

Tratamento da Depressão

O tratamento mais usado é ainda o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da Depressão. No entanto, para algumas pessoas com sintomas mais fortes, a medicação não dá resultado ou os efeitos secundários são muito negativos. Para outras pessoas, tomar mediação para alterar os seus pensamentos e emoções não faz sentido.

Assim, nos casos mais graves, trabalhar nas causas da Depressão poderá ser a solução para a maioria das pessoas. A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o modelo psicoterapêutico HBM está indicado paras as perturbações mais graves.

O que é a Psicoterapia?

A Psicoterapia HBM é um método de tratamento muito rápido e seguro, que usa técnicas psicológicas, validadas cientificamente, para mudar comportamentos, sentimentos, pensamentos ou hábitos que afetam a saúde mental das pessoas. A Psicoterapia HBM utiliza as técnicas de Morfese e Athenese baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística, para uma intervenção mental mais rápida e assertiva.

Com recurso às técnicas de Psicoterapia HBM, encontram-se as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia, prejudicando a sua felicidade e bem-estar, promovendo-se as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação.

A Psicoterapia HBM funciona como um GPS, que ajuda o Psicoterapeuta a descobrir a origem emocional do problema que provoca a perturbação, conduzindo o paciente a vencer e ultrapassar as dificuldades que condicionam todo o seu estado mental.

Como a Psicoterapia pode ajudar na Depressão?

Através de um processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender as suas emoções e pensamentos que a tornam deprimida e triste, e acima de tudo, ultrapassar o que a perturba ficando feliz, numa sensação de liberdade e de bem-estar.

O grande objetivo da psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e para isso este método de tratamento ajuda o paciente a:

Compreender os comportamentos, emoções e ideias que contribuem para o seu estado depressivo

Conseguir fazer a gestão emocional das questões do passado que ainda hoje podem condicionar o seu dia-a-dia, tais como violência na infância, conflitos com os pais e família, mortes na família, problemas conjugais ou mesmo traumas.

Encontrar mecanismos para a ajudar a adaptar-se a novos desafios;

Melhorar as capacidades de comunicação e a qualidade das suas relações interpessoais sentindo-se mais assertivo e empático

Retomar o controlo da sua própria vida e da sua paz interior.

Artigos recomendados

Perturbações

Saiba o que evitar dizer e como pode ajudar alguém que sofre com Depressão.

Testemunhos

Emília Ramos conta como a sua vida era difícil e como a viu tão melhorada após o tratamento com o Modelo Psicoterapêutico HBM da Clínica da Mente.

TV & Imprensa

A CMTV veio conhecer com maior detalhe o estudo científico sobre o impacto da HBM na Depressão.