Mindfulness em duas palavras: consciência e aceitação

Dra. Kristel Gomes

Mindfulness designa um estado de atenção focada e aberta ao presente. Este estado é descrito como a capacidade de observar os próprios pensamentos e sentimentos sem atribuir uma conotação positiva ou negativa (e.g., bom ou mau).

O objetivo do Mindfulness é cultivar uma perspetiva acerca da consciência e da identidade de uma pessoa que possibilita uma maior paz interior. Mindfulness engloba dois ingredientes que são a consciência e a aceitação. A consciência diz respeito ao conhecimento e à capacidade de focar a atenção nos próprios processos e experiências internas, como a experiência do momento presente. A aceitação caracteriza-se pela capacidade de observar e aceitar os pensamentos e sentimentos.

Para desenvolver ou aprimorar a consciência, o indivíduo deve observar os seus pensamentos e emoções, explorando as razões pelas quais essas ideias possam estar a emergir. Para cultivar a aceitação, o indivíduo deve evitar julgar ou afastar pensamentos desagradáveis. As emoções são naturais e todos os indivíduos as têm e o seu reconhecimento pode conduzir a um maior entendimento sobre si mesmo.

Vamos caminhar de "mãos dadas" com o Mindfulness?

Para alcançarmos o Mindfulness é preciso viver no momento e despertar para o presente, em vez de viver no passado ou antecipar o futuro. Mindfulness exige que a pessoa esteja atenta e observe, e consiga rotular pensamentos, sentimentos, sensações no corpo de uma forma objetiva.

O primeiro passo para iniciar o Mindfulness é introduzir uma rotina diária. Como qualquer exercício, o Mindfulness exige prática regular. É importante decidir um horário ininterrupto do dia que se pode reservar para praticar Mindfulness e manter esse horário na agenda. Idealmente, esse intervalo diário deve ocorrer no mesmo horário todos os dias e com a mesma duração para que se torne, deste modo, um hábito. O Mindfulness pode ocorrer com recurso a sessões de meditação ou em momentos menores ao longo do dia. Para desenvolver um estado de Mindfulness, a pessoa pode começar por se sentar e respirar fundo. Em seguida, concentrar-se em cada respiração e nas sensações do momento, como sons, cheiros, temperatura e a sensação do ar a entrar e a sair do corpo. Embora o Mindfuness seja promovido através de uma prática regular, é também extremamente importante tentar incorporar o Mindfulness em todos os aspetos da vida.

De forma sucinta, é possível concluir que o Mindfulness engloba a capacidade de cultivar um estado atencional com propósito a evitar quaisquer julgamentos. Para alcançar esse estado é imprescindível abrir mão da vontade de reduzir as incertezas que circundam a vida quotidiana de modo a diminuir o foco em controlar tanto o presente como o futuro. Por outras palavras, o Mindfulness envolve o desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacidade de pensar e compreender os próprios pensamentos de uma forma objetiva.