Depressão masculina:
«Os homens não choram»

“Não chores… és um homem, e os homens não choram!” Ainda hoje dizemos isso aos nossos filhos. Fazemos isso porque queremos homens fortes, duros e que aguentem a pressão. Estamos a ensinar os nossos homens pequenos a não mostrarem fraqueza e a reprimir a dor, mas estamos a fazer tudo errado.

80% dos suicídios são cometidos por homens

Das pessoas que pedem ajuda psicológica, só 20% são homens. Será por isso 80% das pessoas que se suicidam são também homens?

A Depressão, existe quando não conseguimos libertar-nos das emoções de tristeza que sentimos. Tudo passa, mas só passa se deixarmos… se as emoções duras e que nos magoam fluírem e saírem da nossa mente.
Quando vivemos experiências duras, que nos causam sofrimento, que nos revoltam e que nos frustram… entramos em processos depressivos, é um processo normal. Mas quando não expurgamos essas emoções, elas ficam bloqueadas no nosso corpo e na nossa mente.

Como nos podemos libertar das emoções intensas e negativas?

Chorando… Soltando gritos.., libertando a energia que nos bloqueia. Falando com os outros, exprimindo os nossos pensamentos mais dolorosos nas palavras que serão ouvidas por quem nos quer ajudar… Quando falamos, ouvimos as nossas próprias palavras e quando ouvimos compreendemos melhor o que sentimos. Por isso, só os loucos é que não falam sozinhos… só os loucos reprimem as emoções… só os loucos não choram!

Os homens não choram. Explodem!

Explodem de raiva…. Explodem em impulsividade… Explodem tirando a sua própria vida. Digam aos vossos filhos:

  • “Chora! Chorar faz bem! Não há problema em chorares e sentir triste”;
  • “Diz-me o que te preocupa, sabes que podes contar sempre comigo, estarei sempre aqui para te dar um forte abraço”;
  • “Tenta compreender as tuas emoções. Porque estás triste? É normal sentires isso!”

Comentários