De que forma pode o sono afetar
o nosso equilíbrio emocional?

Dra. Vanessa Alves

A primeira grande questão que podemos colocar é: Porque dormimos?

Sabemos que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, o que revela a
importância do sono, mas de que forma é necessário para o nosso organismo? 

O sono apresenta várias funções e é crucial para manter o organismo a funcionar de forma saudável e adequada. É através do sono que conseguimos um equilíbrio metabólico, emocional e psíquico, ou seja, tem uma função restaurativa importante que nos ajuda a
recuperar das energias gastas durante o dia. 

Assim, existem evidências científicas que comprovam que a privação de sono leva ao
aumento do risco de diabetes, de doenças cardiovasculares, aumento de peso, inibe a
resposta do nosso sistema imunitário e ainda, leva a alterações da função cerebral com
impacto negativo ao nível da aprendizagem, memória, concentração, tomada de decisão, entre outras.

O sono e a Saúde Mental

A relação entre o sono e a Saúde Mental é complexa e bidirecional, isto é, os problemas de sono podem intervir na nossa saúde mental tal como um quadro emocional e psicológico desequilibrado pode interferir na qualidade do nosso sono. 

Pessoas com Ansiedade tendem a ter mais dificuldades com o sono (dado que sintomas de Ansiedade aumentam o estado de hipervigilância e alerta), mas a sua privação também pode contribuir para a Ansiedade. Ou seja, pode tornar-se num ciclo que perpetua os problemas relacionados entre ambos.

Durante o sono aumenta também a atividade cerebral responsável pela regulação das emoções, por isso, a privação do sono afeta negativamente o humor, aumentando a irritabilidade, impaciência, diminuindo os processos de tomada de decisão, prejudicando o funcionamento social e ocupacional. 

Assim, a Insónia (dificuldade para iniciar ou manter um sono reparador) e outros problemas de sono podem ser um sintoma de Depressão, mas, mais recentemente, estudos demonstram ainda que a falta de sono faz parte da causa da Depressão!

Entendendo que os problemas de sono são então considerados fatores de risco para a
Saúde Mental, é importante perceber como melhorar a qualidade e quantidade de sono
para alívio desses sintomas. Em termos práticos, se melhorar o sono pode melhorar a Saúde Mental, é importante então intervir em mudanças de estilo de vida que possam ajudar a ter uma noite de sono melhor e praticar uma boa higiene de sono!

Sabia que a Fibromialgia tem impacto na qualidade do sono e no equilíbrio emocional? Saiba quais as causas e os sintomas mais frequentes e descubra de que modo pode tratar alguns dos sintomas.

No Dia Mundial do Sono, o Psicoterapeuta Pedro Brás esteve no programa ‘Consultório’ do Porto Canal e falou sobre as causas, consequências e tratamento da Insónia.

 

Numa reportagem da SIC , o Dr. Pedro Brás explica o funcionamento da mente quando dormimos e sonhamos e a sua importância.