6 coisas que precisa saber sobre a Psicoterapia HBM

1. É possível tratar perturbações emocionais sem recurso a medicação.

A Psicoterapia HBM é um tratamento não farmacológico que ajuda as pessoas a superarem as suas perturbações emocionais como a Depressão, a Ansiedade ou mesmo os Ataques de Pânico.

1. Não existe só um tipo de Psicoterapia.

A Psicoterapia HBM, utilizada na Clínica da Mente, é diferente de outros modelos porque utiliza o estudo do Mapa da Mente para compreender o que está a afetar a mente humana e para intervir de forma mais assertiva e eficaz.

1. A Psicoterapia HBM baseia-se no Mapa da Mente.

Os nossos pensamentos e comportamentos obedecem a padrões e o Mapa da Mente é a identificação desses padrões. Esses padrões e processos, além de serem a base da nossa vida e dos nossos pensamentos, também podem potenciar as chamadas doenças mentais e outros desequilíbrios emocionais que afetam o nosso bem-estar.

1. A Psicoterapia HBM utiliza técnicas inovadoras.

Quando se descobre as causas das perturbações mentais deve-se intervir para bloquear os pensamentos e os comportamentos que originam esses desequilíbrios. Isto faz-se com recurso a técnicas de intervenção como a Morfese e a Athenese. Trata-se de técnicas psicológicas baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística que o modelo psicoterapêutico HBM criou e servem para o ajudar a reencontrar o seu equilíbrio emocional de uma forma mais rápida e assertiva. Para isso este método de tratamento ajuda a pessoa a:

– Conseguir fazer a gestão emocional das questões do passado que ainda hoje condicionam o seu dia-a-dia;

– Treinar a mente a bloquear estados perturbadores de medo ou de angústia;

– Encontrar novas estratégias para se adaptar a novos desafios e experiências;

– Melhorar as capacidades de comunicação e a qualidade das suas relações interpessoais, tornando-se mais assertivo e empático;

– Retomar o controlo da sua própria vida e da sua paz interior.

1. A Psicoterapia HBM foca-se na causa das perturbações.

A psicoterapia é um processo mais caro e mais intenso do que o tratamento por medicação, mas quando as perturbações são tão graves que nem a medicação consegue reduzir os sintomas, o melhor tratamento passa por eliminar as causas. Nesse sentido, só a psicoterapia pode oferecer um tratamento eficaz.

1. A Psicoterapia ajuda a pessoa a alcançar as suas metas.

A psicoterapia não deve ser considerada apenas para o tratamento das chamadas doenças mentais. A psicoterapia também é muito útil para ajudar as pessoas a atingirem uma maior autoconsciência de si mesmo, potenciando melhores resultados na sua vida pessoal e profissional.

No futuro, a psicoterapia será vista como as explicações de matemática. Antigamente só os menos capazes e que tiravam negativas tinham explicações, hoje, as explicações são para os alunos que querem tirar a nota máxima.