Psicoterapia HBM

Psicoterapia HBM

"Uma revolução na forma de entender a Mente!"

A Human Behavior Map Therapy (Terapia HBM) é um modelo de intervenção psicoterapêutica assente no mapa do comportamento humano. Este mapa explica como as pessoas pensam e porque se comportam de determinada forma.

A visão científica do Mapa da Mente fornece ao psicoterapeuta ferramentas para entender a ligação das experiências vividas com os comportamentos que atualmente perturbam a pessoa. Esta metodologia funciona como um guia da mente humana, através da qual os psicoterapeutas intervêm para criar profundas alterações nos estados negativos em que as pessoas se encontram.

O modelo terapêutico HBM representa uma forma diferente e inovadora de entender a mente e um método científico de intervenção no comportamento humano.

Tratamento

Na Clínica da Mente são apresentadas técnicas que ajudam a trabalhar o sistema emocional, para que as pessoas se libertem das emoções negativas que transportam, tais como o medo, a dor, a mágoa e a angústia. A intervenção clínica apoiada nas técnicas que utilizamos permite a alteração desses estados depressivos ou ansiosos.

Na Clínica da Mente utilizam-se duas técnicas que ajudam as pessoas a libertarem-se destes estados negativos, tendo sempre como base o mapa da mente humana, o HBM.

Técnica de Athenese®

A Athenese® é composta por um conjunto de exercícios baseados em técnicas de PNL (programação neurolinguística), que promovem a alteração na forma e na estratégia do pensamento individual.

Todos somos condicionados pela forma como pensamos, pela estratégia que utilizamos e a Athenese intervém ajudando a promover novas formas de percecionar e pensar a realidade.

As pessoas utilizam estratégias de acordo com a sua personalidade, assente nas experiências das suas vidas, em consonância com o que são e onde estão inseridas. Mas, por vezes, estas estratégias não as ajudam a atingir os objetivos que querem e, neste sentido, a Athenese® promove o desenvolvimento de novas estratégias de pensamento com o intuito de obter resultados mais assertivos.

Técnica de Morfese®

A Morfese® é uma técnica de indução de sonhos, baseada na hipnose clínica, em que a pessoa entra num estado intermédio entre o sono e a vigília.

O sonho é um processo inconsciente de reorganização de emoções e de experiências. É através dos sonhos que a nossa mente inconsciente processa toda a informação: todas as experiências e emoções que foram vividas. Desta forma, submetidos a sonhos induzidos pelo psicoterapeuta morfesista, as pessoas conseguem reorganizar-se emocionalmente.

A Morfese® é uma técnica introspetiva em que as pessoas estão num sonho orientado e induzido pelo psicoterapeuta. Nas sessões de Morfese®, as pessoas dissociam-se de experiências que as magoaram no passado e associam-se a emoções positivas. Trata-se de uma técnica de libertação em que as pessoas encontram o seu equilíbrio, dissociando-se de tudo o que as perturbou.

Independentemente da técnica utilizada, no final das sessões os pacientes sentem-se mais confiantes, sentindo que as emoções negativas deixaram de os incomodar e os pensamentos deixaram de ser perturbadores, o que faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas e na sua saúde emocional.

Resultados Terapêuticos sem Medicação ou Internamentos

Em nenhum dos nossos tratamentos incluímos medicação, apenas as técnicas mencionadas anteriormente. Temos médicos psiquiatras a trabalhar em parceria connosco, que acompanham os pacientes que recebemos e que estão medicados há vários anos. Após a conclusão do tratamento HBM, o médico psiquiatra acompanha esses doentes na sua reavaliação psiquiátrica, com o objetivo de reduzir e/ou excluir a medicação.

Mesmo nos casos mais graves, os pacientes não precisam de internamento durante o tratamento, com exceção dos pacientes estrangeiros que se desloquem a Portugal e que não estejam acompanhados de familiares.

A qualidade e eficácia dos nossos tratamentos são alvo de constante monitorização e melhoria. Conheça os resultados do nosso Estudo de Satisfação.