Deixa de ir de férias com a sua família àquele destino que todos querem ir?

Recusa propostas de trabalho no estrangeiro?

Inventa desculpas para não ir àquele fim de semana prolongado com os seus amigos?

Abdica do seu sonho de conhecer aquele país?

Limita a sua vida e a de todos que o rodeiam por causa deste medo?

Fobia a aviões

O avião é o meio de transporte mais seguro, e pouco tem de agressor, por isso não oferece um perigo provável que perturbe alguém. No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo não andam em aviões por fobia.

O que é uma fobia?

Fobias são distúrbios no processo normal da ansiedade. Às vezes, acontece entrarmos em pânico por experiências que não representam perigo nenhum ou, pelo menos, perigo com probabilidade muito baixa de ocorrer como, por exemplo, andar de avião, de elevador, de animais, entre milhares de outros estímulos que podem provocar este medo extremo: o Pânico.

As fobias a aviões podem ser despoletadas por várias razões e medos como, por exemplo:

  • Medo das Alturas
  • Medo de estar preso num espaço apertado
  • Medo de não poder sair quando quiser
  • Medo de acidentes aéreos
  • Medo de se sentir mal junto a outras pessoas

Mas, de facto, o medo verdadeiro que perturba as pessoas com fobias é o medo de sentir o próprio medo, medo de sentir a ansiedade que esses locais, de uma forma involuntária, despertam.

E tem Cura?

Sim. Existe, nesta perturbação, um erro de perceção sobre um evento passado, pelo que a psicoterapia eficaz é aquela nos ajuda a mudar essa perceção. Isto faz-se utilizando a imaginação, ressignificando experiências e treinando a nossa mente a reagir de forma diferente a essas experiências.

O modelo psicoterapêutico HBM, desenvolvido pela Clinica da Mente, é eficaz na eliminação destes medos que tanto limitam a liberdade de muitos milhões de pessoas.

Comentários