dia-mundial-saude-mental-clinica-mente
dia-mundial-da-saude-mental-poc
dia-mundial-da-saude-mental-depressao
dia-mundial-da-saude-mental-ataques-panico
dia-mundial-da-saude-mental-ansiedade

«Eu tenho Depressão.

Não vês, pois não? Tu não vês, mas está cá, eu sinto. 

Não é como uma constipação, o meu nariz não está vermelho, a minha voz não está nasalada, não basta tomar um comprimido para que tudo desapareça. Para ti é invisível. Para mim é uma realidade.

Vês-me na escola. Vês-me no trabalho. Vês-me a correr para apanhar o autocarro. Vês-me a folhear uma revista. Vês-me a desenhar num papel. Vês-me a sorrir. Ouves-me a rir da piada que alguém contou. Vês-me aparentemente feliz. Vês aquilo que eu te mostro.

A Depressão rouba-te qualquer sensação de entusiasmo e alegria que possas sentir. Faz-te perder a vontade de continuar. Mas tenho de continuar. Então, todos os dias, assim que acordo, volto a colar estes pedaços de mim que parecem não fazer sentido. Engulo em seco, escondo esta tristeza como consigo e embrulho-a num simpático sorriso, o mesmo que te diz “Bom dia” todas as manhãs. Vês aquilo que eu te consigo mostrar. Vês-me depois de colar todos os pedaços. Vês-me quando me encho de coragem. 

Mas sabes o que não vês? Não vês o que eu vejo. Não vês o que eu sinto. Não me vês a rebolar na cama, sem conseguir dormir, pela terceira noite seguida. Não vês o esforço que faço quando me olho no espelho e não me reconheço. Não me vês a tentar desligar a confusão de pensamentos que tenho na minha cabeça. Não me vês a tentar parar para conseguir concentrar-me nas mais pequenas tarefas do dia-a-dia. Não me vês a chorar quando chego a casa e perco de novo as forças. Não me vês a deixar cair a máscara e a tornar-me novamente eu, comigo, com a minha dor, com a minha tristeza.

Não me vês quando eu não me consigo levantar. E de facto não consigo. Não é frescura, não é fraqueza, não sou eu a tentar chamar à atenção. Eu quero, mas eu não consigo. Tu não vês, mas todos os dias isto me limita e me impede de viver a minha vida como eu gostaria.

Não assumas que só porque posso esconder, só porque não se vê, só porque tu não sentes, não é grave.»

Uma das 300 milhões de pessoas que sofre de Depressão e Ansiedade

10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. A Organização Mundial de Saúde estima que 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Depressão e Ansiedade. A Depressão, a Ansiedade, os Ataques de Pânico são problemas emocionais que se refletem e muito no nosso bem-estar, dos quais deveríamos falar com mais frequência, com mais naturalidade, não só hoje.

A Clínica da Mente lançou esta campanha para incentivar a falar sobre estas doenças psicológicas que limitam tantas pessoas no mundo. A Joana, a Maria, a Ana e o João são exemplos disso. Não viste, pois não? Tudo o que viste foi um sorriso, foi uma máscara. Há muitos preconceitos para combater e um enorme trabalho de sensibilização e esclarecimento da população em geral a realizar.

Há um preconceito muito enraizado, que a Clínica da Mente tem vindo a combater: acredita-se que a Ansiedade, a Depressão e os Ataques de Pânico não têm tratamento. No entanto, trabalhos há 10 anos com técnicas psicoterapêuticas próprias que provam que é possível vencer estas doenças psicológicas. A Psicoterapia HBM ajuda as pessoas a encontrarem ferramentas para gerir emocionalmente o que não as deixa ser felizes.