Como é que o exercício físico
beneficia a saúde mental?

Dra. Sofia Dias

Mente sã em corpo são. A saúde física e emocional andam "de mãos dadas".

São vários os benefícios que o exercício físico traz à saúde mental. Em variados estudos realizados por neurocientistas, observamos a referência que a prática do exercício físico permite a libertação endorfinas no nosso cérebro, substâncias responsáveis pelo prazer e bem-estar. Aqui ficam alguns benefícios do exercício físico na saúde mental:

– Redução da Depressão e da Ansiedade: a prática do exercício aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que ajudam a melhorar o humor e reduzir a Ansiedade.

Aumento da autoestima: ajuda a melhorar a autoestima e a autoimagem, ao melhorar a aparência física e a sensação de realização após exercícios.

– Aumento da sensação de bem-estar e relaxamento: o exercício promove o aumento da energia e da disposição, o que ajudará a enfrentar os desafios de uma forma mais positiva e a sentir-se mais relaxado. O efeito relaxante do exercício favorece a descontração mental, afastando a mente das preocupações.

– Melhoria da qualidade do sono: com a redução dos níveis de Ansiedade, o exercício poderá promover a melhoria da qualidade de sono e com isso a redução da fadiga.

– Aumento da capacidade cognitiva e da memória: o exercício físico poderá também promover a neuroplasticidade das estruturas do cérebro, podendo assim promover a melhoria das funções cognitivas.

Fazer exercício físico com regularidade permite estabelecer uma rotina saudável que poderá ajudar no nosso equilíbrio entre corpo e mente. É importante praticar uma atividade que seja agravável, uma modalidade que traga prazer e que possa desfrutar. Aliar a prática de exercício com a natureza, poderá ser uma forma agradável de dedicar alguns momentos do seu dia ao prazer da sua própria companhia, deixando que a mente se desconecte das preocupações e se restabeleça.