A Clínica da Mente é uma clínica de psicoterapia especializada no tratamento de perturbações mentais e emocionais, tais como a Depressão, a Ansiedade, as Obsessões, o Pânico, as Fobias, os Medos, a baixa Auto-Estima, Desvios comportamentais, Dor, Insónias, entre muitas outras patologias do foro mental e emocional. Tem, como missão, ajudar todas as pessoas que sofrem de perturbações mentais e emocionais a saírem desse estado limitante no menor tempo possível, aplicando terapias eficazes e também formando profissionais capazes de aplicarem essas terapias nos seus tratamentos.

labirinto da mente

A Clínica da Mente trabalha para que, num futuro próximo, seja possível reverter a perturbação mental sem a necessidade de recorrer à medicação: alterando o estado emocional negativo para um estado emocional adaptativo à realidade de cada um. Acredita que, um dia, todas as pessoas saberão que a Depressão e a Ansiedade são emocionais e não desequilíbrios químicos do cérebro.

Com uma abordagem clínica posicionada na área da Psicologia, os profissionais da Clínica da Mente são psicólogos que trabalham a saúde mental dentro do conceito da Psicologia, mas com um modelo psicoterapêutico diferente do convencional: o Modelo Psicoterapêutico HBM. Este modelo representa uma forma diferente e inovadora de entender a mente e um método científico de intervenção no comportamento humano diferente da Psiquiatria e da Psicologia convencionais.  A grande distinção reside na forma de olhar a própria perturbação mental: o Modelo HBM defende que o estado mental perturbado, nomeadamente a Depressão e a Ansiedade, não tem origem num desequilíbrio químico, como descreve a Psiquiatria, mas sim num desequilíbrio emocional, pelo que considera errado intervir unicamente de forma farmacológica.

LOGÓTIPO Entidade Reguladora da Saúde (ERS)

Registada na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sob o número E121326 e licença número 13148, a Clínica da Mente cumpre rigorosamente todas as normas legais vigentes relativas às Clínicas de Intervenção Psicológica na área da Psicologia. No futuro, pretende-se criar uma rede a nível nacional, formando psicólogos que utilizem esta nova abordagem no tratamento de perturbações emocionais.

 

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

Mãos que se esticam para se juntar e ajudar

Ao longo de 20 anos, Pedro Brás concentrou-se na busca incessante de terapias eficazes, com o intuito de ajudar pessoas com perturbações emocionais, tais como a Depressão e a Ansiedade. Durante estes anos de pesquisa, apercebeu-se de que conseguia compreender as causas dos distúrbios emocionais conversando com as pessoas e, principalmente, que os estados negativos em que se encontravam não eram doenças. Assim, procurou perceber como alterar estes estados emocionais perturbadores, desenvolvendo uma forma científica e inovadora de compreender o comportamento humano: o Mapa da Mente.

Em 2008, como resposta natural à evolução do Modelo Psicoterapêutico HBM (Human Behaviour Map), nasce a Clínica da Mente, com a missão de apresentar soluções eficientes e eficazes para as dificuldades emocionais das pessoas que a procuram.

O projeto, iniciado no Porto, foi gradualmente aumentando o seu número de profissionais devido à crescente procura dos seus serviços terapêuticos. Em 2014, a Clínica da Mente ampliou os seus serviços para Lisboa, de forma a dar resposta às solicitações de ajuda provenientes de outras regiões de Portugal, bem como de outros países. A Clínica da Mente abriu instalações na cidade de Braga em 2016 e, já no início de 2017, chegou a Coimbra. Ao longo desse ano também formalizou uma proposta especialmente direcionada às Crianças e Adolescentes, a funcionar num segundo pólo na cidade do Porto.

Cronologia Clínica da Mente

VALORES

A existência da Clínica da Mente pauta-se por valores que orientam a sua atuação e o seu contínuo estudo científico:

  • Profissionalismo
  • Rigor
  • Honestidade
  • Solidariedade