7 dicas para lidar com a raiva

Vânia Sousa

Raiva é uma emoção que se ativa como mecanismo de defesa perante um estímulo ameaçador (ex. algo que nos impede de atingir um objetivo, desejo ou necessidade; algo sobre o qual nos sentimos impotentes; uma injustiça; etc.), constituindo uma força que nos impulsiona para a ação (ataque/defesa).

Uma força que varia de intensidade, cujas sensações físicas podem lembrar um vulcão a fervilhar, somadas a pensamentos negativos, sede de vingança e ressentimentos constantes, que escalados acabam em irrefletidas agressões verbais e físicas sobre as quais parece não haver controlo.

Como gere habitualmente a sua raiva? Inibe-a, exprime-a descontroladamente ou tenta canaliza-la de forma construtiva na sua vida?

Sabendo que o seu ponto de vista cria a sua realidade, como seria se essa força tantas vezes destrutiva fosse uma potência que o ajudasse a criar algo mais para si e para a sua vida?

Dicas fundamentais para aprender a lidar com a raiva:

1. Reconhecer e aceitar

Evitar ou reprimir a raiva não é uma estratégia eficaz ao seu bem-estar físico e emocional. Aprenda a reconhecer como a raiva se manifesta em si, como é que ela pode afetar o seu modo de pensar, as suas atitudes e ações. Aceite que pode sentir raiva e nessa tomada de consciência direcione essa força para os seus objetivos.
 

2. Parar e pensar

Pare e reflita antes de agir. Dê tempo a si para perceber o porquê de estar a sentir raiva. Este distanciar fará com que analise a situação de outra perspetiva, podendo encontrar soluções mais contributivas.
 
3. Respirar
Treine-se a respirar sentido o ar a passar pelos seus pulmões e a percorrer todo o seu corpo. Para isso faça uma inspiração profunda pelo nariz, segure a respiração uns segundos e solte lentamente o ar pela boca, repita as vezes necessárias até se sentir relaxado.
 

4. Exercitar o corpo

A prática de exercício físico promove a libertação de substâncias químicas indutoras de um estado de calma e bem-estar. Canalize a energia da raiva na prática de exercício físico e perceba a mudança positiva no seu estado emocional.

5. Definir metas e agir

Transforme a energia da raiva em ações concretas que vão criar mais na sua vida. Pense em mudanças que escolhe ter, trace um plano, defina objetivos congruentes com isso, aprenda novas habilidades.

6. Permitir diferentes pontos de vista

Treine a capacidade de seu colocar no lugar do outro, de entender o seu ponto de vista mesmo que com ele não concorde. Seja assertivo no momento de expressar raiva, dê o seu ponto de vista, escute ativamente o ponto de vista do outro e perceba se existe possibilidade de ambos chegarem a uma compreensão.

7. Procurar ajuda

Se já tentou todas as estratégias e a dificuldade em lidar com a raiva permanece, procure ajuda profissional no sentido de perceber o que está na origem desta expressão emocional, que experiências viveu ou está a viver que precisa de ressignificar e onde lhe possam ser dadas estratégias mais ajustadas à sua realidade.