5 formas de ajudar um familiar com Depressão a passar melhor o Natal

1. Mostre-lhe que compreende que só não está feliz porque não consegue.
O Natal é, tipicamente, uma época de afetos, contudo nem todos podemos estar num mais puro estado de alegria. A apatia e a tristeza são os sintomas mais frequentes na Depressão. Não pense que a pessoa não o ama, não pense que não quer saber. Infelizmente, só não consegue quebrar o seu estado, nem mesmo porque é Natal.

2. Perceba que a pessoa poderá precisar de se ausentar. 

A azáfama e correria da véspera e do dia de Natal são, para algumas pessoas, muito difíceis de gerir. É natural que, pontualmente, a pessoa tenha a necessidade de se afastar e respirar fundo. Não leve a mal. Isto não quer dizer que esteja chateado ou aborrecido, é apenas um mecanismo que o poderá ajudar a lidar com toda a confusão.

3. Não lhe diga coisas como “pensa positivo”.
Acredite: se o seu familiar lhe parece demasiado triste, deprimido e negativo não é porque quer, é porque de facto não consegue pensar de outra forma. Dizer-lhe para pensar positivo em nada o vai ajudar, poderá sim deixá-lo mais ansioso por se aperceber disso. Saiba mais sobre o que não deve dizer a alguém com Depressão.

4. Saiba que, se a pessoa lá está, é porque realmente quer estar consigo.

Se alguém com Ansiedade ou Depressão se submete ao stress das épocas festivas, à ceia de natal, à troca de prendas e a todos os sintomas que nele possa provocar é porque, de facto, que estar consigo e com a sua família.

5. Dê-lhe a melhor prenda que pode dar: a sua compreensão e afeto.
É muito complicado para a família não saber como agir. Há um sentimento de impotência latente, mas não pense que está de mãos atadas. Compreender, estar sempre pronto para escutar e, acima de tudo, mostrar que ama o seu familiar incondicionalmente são as melhores prendas que poderá dar este Natal.

rapariga segura copo de café com camisola e copo alusivos ao natal

Estar sensibilizado para estes problemas é fundamental para que possa ser uma parte ativa e útil na vida de alguém com Depressão ou Ansiedade. E, felizmente, a Depressão é uma perturbação que tem solução através da psicoterapia, sem ter de recorrer medicação.

Comentários