"O processo Psicoterapêutico é um precioso veículo de transformação"

Dra. Andreia Couceiro

Desabafos de uma psicoterapeuta em Quarentena | Dia 15

As horas passadas a ouvir histórias de vida, ricas em memórias, ricas em experiências, ricas em emoções e sentimentos, fazem-me sentir um orgulho imenso na profissão de Psicoterapeuta.

Tudo começa com o estabelecimento de um relação de confiança com as pessoas que nos procuram. Pessoas de uma enorme coragem que dão o tão difícil passo da procura de ajuda, o passo que lhes permite fazer extraordinários processos de mudança.

A minha experiência das últimas semanas, permite-me sentir que o investimento pessoal e profissional nestas pessoas é mesmo muito valioso. Elas mostram agora que o processo psicoterapêutico está a fazer toda a diferença no enfrentar de uma época tão desafiante como esta que estamos a viver.

Mostram agora que o trabalho já efetuado, de descoberta de recursos internos e estratégias de gestão emocional, está a revelar-se fundamental. Uma época que poderia estar a representar um profundo sofrimento, está a ser de validação das suas aprendizagens, do seu crescimento pessoal, do seu desenvolvimento enquanto seres emocionais.

O feedback dos pacientes tem sido de uma generosidade, de um sinceridade e honestidade tocantes.

Acredito, cada vez mais, que o desenvolvimento da Inteligência Emocional está na base de vidas plenas de realização e sucesso, seja lá o que isso for para cada um de nós. O processo Psicoterapêutico é um precioso veículo de transformação, de dentro para fora, é uma viagem em direção a novas perspetivas de vida.

Andreia Couceiro

Comentários