Stress Profissional (Burnout)

O stress é um sentimento de tensão e pressão e é também uma dor psicológica. Pequenas quantidades de stress podem ser benéficas e até saudáveis para o funcionamento humano, podendo potenciar a sua performance em várias dimensões da sua vida. No entanto, quantidades excessivas de stress podem aumentar o risco de enfartes, ataques cardíacos, úlceras e doenças mentais, tais como a depressão. O stress pode ser externo e relacionado com o ambiente, mas pode também ser criado por perceções internas que causam uma experiência individual de ansiedade e outras emoções negativas em torno da situação. Os seres humanos sentem stress quando acreditam que não têm recursos suficientes para lidar com os obstáculos da situação com que se deparam.

É no contexto profissional que as pessoas estão mais tempo sobre avaliação e escrutínio e sob uma pressão constante para executar tarefas e cumprir objetivos.

Sempre que há a perceção que não se consegue cumprir com as tarefas exigidas, cria-se uma pressão natural, no entanto se a pressão for mais elevada do que é possível gerir a pessoa entra em stress.

Em estados de stress, a capacidade de concentração e de foco diminui, a energia anímica esgota-se e provoca um estado negativo que alimenta mais o próprio stress.

Num estádio máximo de stress, a incapacidade para trabalhar é total, sendo que a paragem forçada por baixa médica é essencial para a recuperação da pessoa.

Fatores de risco

As condições do local e do ambiente de trabalho podem contribuir para o stress profissional, nomeadamente:

• Dificuldade em executar as tarefas solicitadas
  • Pressão excessiva por parte das chefias
  • Carga horária excessiva
  • Mau ambiente social entre colegas e chefias
  • Violência psicológica e física no local de trabalho
  • Existências de conflitos pessoais e Perturbações emocionais

Sintomas de Stress Profissional

• Cansaço
  • Irritabilidade
  • Perturbações do sono
  • Hipertensão arterial
  • Dores de cabeça
  • Dificuldades de memórias e concentração
  • Perturbações gástricas
  • Tristeza
  • Menor desempenho
  • Absentismo
  • Desmotivação
  • Isolamento social

Tratamento do Stress Profissional (Burnout)

O tratamento mais convencional e mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da Ansiedade, seguido de baixas médicas nos casos mais avançados de stress. No entanto para algumas pessoas, esta abordagem pode não trazer alterações sustentadas do seu estado emocional, ou não fazer sentido.

Assim, trabalhar nas causas do stress pode ser a solução para a maioria das pessoas. O Modelo Psicoterapêutico HBM é um método que permite ao psicoterapeuta identificar os eventos que originam os focos de stress, e encontrar uma forma de ajudar a pessoa a gerir as situações agressoras no local de trabalho, sem colocar em causa a sua função nem a sua felicidade.

Isto faz-se com técnicas de psicoterapia sem uso de medicação nem internamento.

O que é a Psicoterapia HBM?

A Psicoterapia HBM é um método de tratamento muito rápido e seguro, que usa técnicas psicológicas, validadas cientificamente, para mudar comportamentos, sentimentos, pensamentos ou hábitos que afetam a saúde mental das pessoas. A Psicoterapia HBM utiliza as técnicas de Morfese e Athenese baseadas na Hipnose Clínica e na Programação Neurolinguística, para uma intervenção mental mais rápida e assertiva.

Com recurso às técnicas de Psicoterapia HBM, encontram-se as causas e origens dos problemas emocionais que condicionam as pessoas no seu dia-a-dia, prejudicando a sua felicidade e bem-estar, promovendo-se as mudanças necessárias a uma verdadeira recuperação.

A Psicoterapia HBM funciona como um GPS que percorre o Mapa da Mente e ajuda o Psicoterapeuta a descobrir a origem emocional do problema que provoca a perturbação, conduzindo o paciente a vencer e ultrapassar as dificuldades que condicionam todo o seu estado mental, sem recurso a medicação.

Como a Psicoterapia HBM pode ajudar com Stress profissional?

Através de um processo de tratamento cuidadosamente estruturado, a pessoa consegue entender as suas emoções, comportamentos e pensamentos, encontrando, percebendo o impacto de determinadas experiências e relações profissionais no seu estado de ansiedade e de stress, acima de tudo, encontrar o que o torna feliz.

O grande objetivo da psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e para isso este método de tratamento ajuda o paciente a:

Identificar os eventos e a carga emocional vivida no contexto profissional que originaram os estados de stress e ansiedade e ajudar quem sofre na libertação emocional;

Criar mecanismos mentais de forma a bloquear as reações de stress e de ansiedade extrema;

Criar um estado mental de resiliência perante situações desagradáveis ou até agressoras;

Treinar a mente a bloquear estados de ansiedade ou de stress;

Encontrar estratégias para o ajudar a adaptar-se a novos desafios;

Retomar o controlo da sua própria vida e da sua paz interior.