Quando recorrer à Psicoterapia  HBM?

Por norma, procura a Psicoterapia HBM quem se sente deprimido ou ansioso há já algum tempo. É por vezes encarada como a última linha de tratamento, para pessoas que já experimentaram outras abordagens, nomeadamente a farmacológica com recurso à psiquiatria, e não conseguiram os resultados esperados.


Importa referir que, para as perturbações mentais mais complexas, um tratamento farmacológico à base de medicação antidepressiva e ansiolítica, poderá não ser eficaz. Por vezes, as emoções sentidas são tão fortes que a medicação não consegue aliviar os sintomas. Nestes casos, torna-se preponderante optar por uma abordagem psicoterapêutica que estude o problema onde ele tem início. 


O que a Psicoterapia propõe é encontrar as causas da perturbação, e ajudar a pessoa a sair desses estados negativos e profundos, através de ferramentas que a ajudam a alcançar um bem-estar duradouro, gerindo as emoções que a perturbam e limitam.

homem a lutar contra a sua sombra

A psicoterapia HBM é muito eficaz no tratamento da maioria dos problemas de Saúde Mental, incluindo:

Perturbações de Ansiedade, como é o caso do Transtorno de Ansiedade Generalizada, do Síndrome do Pânico, da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), das Fobias, de Insónias crónicas, de Perturbações de Stress pós-traumático ou Fobia Social;

Perturbações de Angústia, como a Depressão ou a Perturbação Bipolar;

Perturbações Alimentares, como a Obesidade, a Anorexia ou a Bulimia;

Perturbações Somáticas, como a Fibromialgia e o Síndrome do Cólon Irritável. Ainda que a Psicoterapia não consiga resolver estes problemas somáticos na sua raiz, é muito eficaz como tratamento complementar, ajudando na gestão dos sintomas.

Nem todas as pessoas que beneficiam da psicoterapia têm um diagnóstico de perturbação mental. A Psicoterapia HBM pode ajudar em várias dificuldades que as pessoas sentem dificuldade em lidar do dia-a-dia, como por exemplo:

A resolver conflitos familiares, nomeadamente conjugais;

A aliviar o stress do trabalho (burnout), ou situações de maior tensão;

A lidar com grandes mudanças na sua vida, como um divórcio, a morte de um ente querido ou até mesmo a perda de um emprego;

A aprender a gerir emoções e comportamentos menos saudáveis, como a impulsividade, a agressividade;

A resolver problemas sexuais, como o vaginismo, a disfunção erétil ou mesmo a falta de líbido sexual;

A dormir melhor, se a pessoa sentir dificuldades em adormecer ou em ter um sono reparador.

Artigos recomendados

Psicoterapia HBM

A Human Behavior Map Therapy (Terapia HBM) é um modelo de intervenção psicoterapêutica assente no mapa do comportamento humano.

Psicoterapia HBM

Conheça o funcionamento e a estrutura do tratamento recorrendo ao Modelo Psicoterapeutico HBM. Através do Mapa da Mente é possível descrever os processos mentais do paciente.

Testemunhos

Conheça as histórias dos nossos pacientes que superaram a suas perturbações através da Psicoterapia HBM.

TV & Imprensa

Em parceria com a TVI, a Clínica da Mente tratou Hugo Carvalho, que sofria de Ataques de Pânico que o impediam de ter uma vida normal. Veja o testemunho.