A Timidez é um estado de quem não se sente à vontade na presença dos outros. Não conseguimos falar, ouvir, rir, descontrair e divertir como sabemos que deveria ser.

A Timidez é Ansiedade, é o Medo que temos quando estamos ou falamos com outras pessoas. Este Medo pode ter níveis diferentes de pessoa para pessoa, por isso vemos pessoas que falam pouco e outras que não falam com ninguém. Dizemos que estas últimas têm uma Fobia Social.

A Timidez é uma força má na nossa vida, não deixa que façamos amizades, e todo o ser humano precisa de amizades.

Se não forem ajudadas, as pessoas com Fobia Social podem sentir também estados depressivos graves, isto é, não falam com ninguém e só querem viver sozinhas.

O QUE É QUE CAUSA A TIMIDEZ E FOBIA SOCIAL NAS CRIANÇAS E NOS JOVENS?

jovem isolado e tímido a ler um livro no fim de tarde

As pessoas tímidas acreditam que são piores do que os outros, que se estiverem com outras pessoas podem ser maltratadas ou envergonhadas, porque no passado existiram experiências más em que sofreram no contacto com os outros, e, por isso, evitam hoje o contacto social por Medo de se repetir as más experiências.

Muitas pessoas que pedem ajuda clínica ficaram magoadas com experiências más de Bullying que viveram com colegas, agressões que sofreram em criança, críticas e pressões por parte de pais e professores.

Quem cora muito, transpira, treme ou começa a gaguejar tem Medo que esses sintomas no corpo aconteçam quando estão com outras pessoas e que elas fiquem com uma má imagem.

Sabes que estás com timidez ou fobia social, quando sentes em ti isto:

  • os sintomas da Ansiedade (coração a bater muito depressa, respirar muito rápido, dores de barriga, …)
  • coras e tens calores de repente;
  • mãos a tremer;
  • a boca fica seca, parece que não conseguimos falar;
  • gaguejas ou sentes a voz a tremer;
  • não queres estar ou fazes de tudo para não estar com pessoas.

COMO SE TRATA A TIMIDEZ E FOBIA SOCIAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA?

O Modelo Psicoterapêutico HBM ajuda quem sofre de timidez juvenil a libertar-se dos Medos de estar com outras pessoas, pois encontra as causas inconscientes deste comportamento, ou seja, aquilo que não controlamos com a nossa vontade e que está a fazer com que nos comportemos desta forma. Através das técnicas utilizadas na Clínica da Mente, os pacientes passam a sentir-se tranquilos e bem-dispostos sempre que estão com outras pessoas. Com a ajuda do Psicoterapeuta que te acompanha na Clínica da Mente vais fazer cada vez mais aprendizagens e sentir-se seguro, confiante e motivado para sair, falar, ouvir, rir, descontrair e divertir como toda a gente.

 

Os comentários estão fechados.