O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um estado da tua Mente que acontece depois de sentires um estado de Ansiedade muito elevado e que te obriga a pensar continuamente nas tuas preocupações.

Às vezes, temos medos muito intensos, como por exemplo quando temos um Ataque de Pânico, e este medo, sendo tão grande, obriga-nos a pensar constantemente sobre como evitar o perigo.

A este conjunto de pensamentos que só pensam no perigo chamam-se Pensamentos Obsessivos, pois enquanto o perigo não desaparecer os pensamentos obsessivos também não desaparecem.

QUAIS AS CAUSAS DAS OBSESSÕES E DAS COMPULSÕES?

olhar obsessivo de uma criançaOs estados de Ansiedade que aconteceram por causa de experiências más no passado podem causar obsessões que não saem da tua Mente nas 24 horas do dia, ou seja, que te obrigam a fazer coisas para que não sintas em ti tanta Ansiedade. Quando te sentes assim, estás a passar por um Transtorno Obsessivo Compulsivo, uma vez que não há outra forma de tu ficares bem, menos ansioso e mais tranquilo, a não ser fazendo aquilo que o Pensamento Obsessivo te manda fazer.

Quase todas as Obsessões acontecem por causa de um Ataque de Pânico. Estas situações criam um Medo que te domina, mas criam também um mecanismo na tua Mente de defesa contra aquilo que causou o Ataque de Pânico.

Estes Medos são tão grandes que às vezes acreditamos que, se fizermos determinada coisa, os medos desaparecem, como por exemplo, bater na madeira três vezes, entrar com o pé direito numa sala, ou pensar de determinada forma. Estes comportamentos chamam-se Compulsões.

Sabes que tens Obsessões ou Compulsões, quando sentes em ti isto:

  • Medo de não estares seguro – começas a fechar portas e janelas vezes sem conta; estás sempre a confirmar se não perdeste uma coisa que te faz falta; estás sempre preocupado com aquilo que as pessoas da tua família estão a fazer e onde estão; entre outras;
  • Medo de Doenças / Morte – estás sempre preocupado com sinais que aparecem no teu corpo ou com sensações estranhas, não consegues estar descansado porque há sempre algo que estás a sentir no teu corpo que domina o teu pensamento; lavas o corpo muitas vezes e as mãos vezes sem conta, com medo de ficares contaminado; não tocas em certos objetos; entre outras;
  • Medo que tenhas certos pensamentos – este Medo leva a comportamentos obsessivo-compulsivos como não sair de casa, não querer falar com ninguém, sentir que não vais aguentar, ficares desesperado; entre outras.
  • Rituais – algumas pessoas que sofrem com pensamentos obsessivos podem fazer com que a Mente tenha que fazer coisas sempre da mesma maneira para que a Ansiedade não seja tão forte. Pensam assim: “Se não fizer isto, vai acontecer aquilo”. A Ansiedade inconsciente, ou seja, que não conseguimos controlar fica mais fraca quando as pessoas fazem os seus rituais, mas já esses rituais em si são a perturbação obsessiva e compulsiva. Alguns Rituais provocados pelas Obsessões são ter que dizer determinadas palavras ou contar coisas; tocar em objetos um determinado número de vezes; organizar ou limpar de uma certa forma.

COMO SE TRATAM AS OBSESSÕES E AS COMPULSÕES?

O Modelo Psicoterapêutico HBM é como um radar ou uma sonda usados pelo teu Psicoterapeuta na tua Mente. O objetivo do Tratamento Psicoterapêutico é encontrar o que causa as tuas obsessões e compulsões e ajudar-te a bloquear estes medos.

 

Os comentários estão fechados.