Temos Fobias quando a Ansiedade que sentimos é enorme mas, na realidade, aquilo que está a acontecer nem representa grande perigo.

rapaz assustado e limitado com fobia

As Fobias são Medos que não compreendemos e que nos bloqueiam por completo. Existem vários tipos de fobias, como, por exemplo, fobia a animais, fobia ao escuro, fobia a andar de avião, fobia às alturas, fobia aos elevadores, fobia a agulhas, fobia a dentista, e a muitas outras coisas ou circunstâncias. A maior parte das pessoas não sabe as razões das suas fobias, mas a razão principal são experiências traumáticas do passado.

PORQUE É QUE ALGUÉM DESENVOLVE FOBIAS?

A maior parte das Fobias nasce quando somos crianças porque, nestas idades, assustamo-nos facilmente com os animais, pessoas, ou até com ruídos. Estes sustos podem ser tão grandes que nos criam um trauma. Mais tarde, não conseguimos controlar o medo que sentimos perante as coisas inofensivas que nos continuam a assustar.

COMO IDENTIFICAR UMA FOBIA?

menino escondido entre almofadas com medoQuando estamos a lidar com a situação que nos mete Medo ou só de pensamos nisso, podemos começar a sentir:

  • um Medo enorme;
  • os sintomas da Ansiedade;
  • nojo, ódio, irritabilidade;
  • não conseguirmos estar onde está aquilo de que sentimos Medo;
  • vontade de fugir.

TRATAMENTO DAS FOBIAS

Nem sempre conseguimos saber quais foram as experiências más que causaram os Medos, as Fobias específicas. Mas o modelo psicoterapêutico HBM tem técnicas terapêuticas que podem ajudar quem nos procura a eliminar Medos, mesmo que a sua origem seja desconhecida, como os medos que surgem logo nos primeiros anos de vida, quando somos bem pequenos.

 

 

Os comentários estão fechados.