O Pânico é a Ansiedade no seu nível máximo em situações que não consegues explicar.

Sentes um estado de Pânico quando estás com um nível de Ansiedade muito acima do habitual. Quando falamos em Pânico, falamos em sentir um estado extremo de Ansiedade que te bloqueia e impede de fazer várias atividades que consideras normais. As sensações de Medo são tão fortes que acreditas mesmo que poderás morrer se não fugires imediatamente ou evitares alguma situação. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser afetada por este problema.

O QUE É QUE CAUSA O PÂNICO NOS JOVENS?

criança com a cabeça enterrada nas mãos em sofrimento e em pânicoQuando o corpo liberta adrenalina a mais, fica em desordem e toda essa agitação dentro de ti é um Ataque de Pânico. As pessoas podem sentir o Ataque de Pânico pela primeira vez em qualquer altura, por exemplo, a dormir, a andar de carro, num centro comercial, em casa, entre outras situações.

Depois de terem sentido o primeiro Ataque de Pânico, as pessoas começam a evitar os locais ou as circunstâncias em que ocorreu porque acreditam que pode voltar a acontecer. As pessoas começam a ter Medo de sentir aquele Medo, e iniciam assim um ciclo de Medo que não para.

Como exemplo, se as pessoas têm um Ataque de Pânico a andar de carro, ficam com um Medo enorme de andar de carro; se o primeiro Ataque de Pânico for no cinema, vão evitar locais parecidos no futuro; se tiverem um Ataque de Pânico e sentirem dificuldade em respirar, no futuro vão evitar espaços onde se sintam fechados e abafados.

menina em pânico tapa a cara com as mãos encolhidaEntão, quem sofre por causa de Ataques de Pânico, sente uma Ansiedade num nível máximo em situações que são difíceis de explicar, as pessoas não são capazes de controlar esse Medo e sentem-se incapazes. Para piorar, na maior parte das vezes, as pessoas que sofrem por causa do Pânico não são bem entendidas quando procuram ajuda médica pela dificuldade que existe em perceber o que é que é e o que é que causa o estado de Pânico.

Esta perturbação nas Crianças e Jovens é agravada pela dificuldade dos pais em entender os sintomas e causas do estado dos filhos, confundindo estas manifestações com birras, desvalorizando e até agravando o estado de Pânico do filho.

COMO É ESTAR COM ATAQUES DE PÂNICO?

Sabes que estás em pânico, quando sentes em ti isto:

  • Não consegues respirar normalmente ou parece que estás a sufocar, parece que falta ar para conseguires respirar;
  • Tens vertigens, tonturas ou parece que vais cair e desmaiar;
  • Sentes o coração a bater muito depressa;
  • Sentes que estás a tremer;
  • De repente estás a transpirar ou com muito calor;
  • Sentes partes do corpo com formigueiro ou adormecidas;
  • Sentes que ficas vermelho ou com calafrios;
  • Tens náuseas, dor de estômago ou diarreia;
  • Parece que sentes que não estás onde estás, que tudo o que estás a viver é estranho, o teu corpo, todas as sensações em ti e o que está fora de ti parece que faz parte de um filme que não consegues parar;
  • Sentes dor ou aperto no peito;
  • Medo de morrer;
  • Medo de fazeres coisas quando não estás em ti, medo de ficares louco, sempre assim.

COMO SE PODE TRATAR OS ATAQUES DE PÂNICO JUVENIS?

Os Ataques de Pânico têm que ser tratados na sua raiz. Portanto, o primeiro passo é procurar a origem deste problema percebendo os medos, causas e sintomas que te perturbam. Depois, os psicoterapeutas vão ajudar-te a bloquear a Ansiedade involuntária que sentes nas mais diversas situações. Este bloqueio do Medo faz-se com exercícios mentais que vais aprender, sem teres de recorrer a medicação.

 

Os comentários estão fechados.