É normal sentirmos Ansiedade. Eu sinto, o teu pai já sentiu, a tua mãe também, e tu podes vir a sentir. 

O QUE É A ANSIEDADE?

A Ansiedade são as sensações no nosso corpo que sentimos quando temos Medo e que nos preparam para passar por uma situação de perigo que pode acontecer ou que nós pensamos que vai acontecer. É normal sentirmos Medo. Sempre que temos Medo de alguma coisa que nós achamos que nos vai fazer mal, o nosso corpo fica mais acelerado, preparado para responder de forma rápida para nos defender, o nosso cérebro fica mais atento para encontrar uma solução.

Adolescente com Ansiedade

Sentimos Ansiedade sempre que temos Medo que alguma coisa nos possa magoar. Quando maior for essa dor, maior é o nosso Medo, e mais Ansiedade geramos em nós. Então, a Ansiedade é um estado normal.

Mas, às vezes, sentimos medo que não queríamos sentir, não o conseguimos controlar, e isso incomoda-nos imenso porque nos impede de estarmos tranquilos, cria em nós estados de Medo, de alerta e de stress a perigos que nós sabemos que, muitas vezes, não têm assim tanta importância.

CAUSAS DA ANSIEDADE EM CRIANÇAS E JOVENS

Há vários tipos de Ansiedade, pelas diferentes causas e motivos: Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo, Timidez e Fobia Social, Insónias, Ataques de Pânico.

menina assustada grita com falta de ar e coração acelerado pela ansiedadeÀs vezes, há pais que pressionam os filhos, há professores que pressionam os alunos, para estudar, ter boas notas, cumprir regras, para serem de uma determinada forma. Outras vezes sentimos essa pressão “só porque sim” – somos nós que colocamos essa pressão sobre nós próprios. Quando sentimos esta pressão, muitas vezes e durante muito tempo, pode ser criado em nós um estado de Ansiedade Generalizada. A Ansiedade Generalizada pode até bloquear-nos devido a todo o Medo que sentimos em poder falhar e sermos criticados. Passamos a ficar com muito Medo de falhar, atentos ao erro e a sentir que nunca fizemos bem o suficiente. Este estado de Ansiedade Generalizada pode interferir no nosso sono, na nossa concentração e até no nosso apetite.

COMO É ESTAR COM ANSIEDADE?

criança com olhar assustado e intimidado vestido de pai natalSabes que estás ansioso quando sentes em ti sensações como:

  • O coração a bater muito depressa;
  • Estás a respirar muito rápido;
  • Estás a pensar sempre no medo que tens;
  • O teu corpo parece uma pedra, está em tensão;
  • Tens dificuldades em adormecer ou acordar muito cedo e demorar a conseguir voltar a adormecer.

Nem toda a gente sente a ansiedade da mesma forma, há outros sintomas que podes sentir, como começares a suar, a tremer, a sentires-te confuso, com dores de barriga ou de cabeça ou até náuseas. Uma coisa é certa: quanto mais sentimos estes sintomas, mais Medo temos das experiências que nos preocupam.

COMO TRATAR A ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

Os estados de Ansiedade que não deixam as pessoas sentirem-se bem não são doenças físicas, são sim uma de muitas maneiras de nos comportarmos perante as situações que acontecem, são estados de resposta ao Medo de algumas experiências. Sendo assim, o único tratamento eficaz é um tratamento psicológico que encontre as causas dos problemas e que os trate, treinando a mente de quem sofre para não dar importância àquilo que nos magoa e incomoda. Quando não damos importância não reagimos com Medo, aquele Medo que não queríamos ter. Há psicólogos que ajudam as pessoas com terapias novas e fazem com que os estados de Ansiedade sejam bem dominados pela Mente e pelo corpo. As pessoas voltam a viver bem nas suas vidas e voltam a SORRYR.

 

Os comentários estão fechados.