SORRYR é uma iniciativa de sensibilização para a Saúde Mental levada a cabo pela Clínica da Mente.

Através de uma caixa aparentemente de medicamentos, disponibilizamos um conjunto de piadas e desafios. O objetivo é fazer falar de Saúde Mental de uma forma leve e bem disposta, fazendo… Sorrir.

SORRYR pode não ser um medicamento, mas é melhor remédio!

Junte-se à comunidade SORRYR! Partilhe as suas fotos a sorrir e com o SORRYR nas redes sociais, usando a hashtag sorryr.

Pode obter a sua caixa de SORRYR na Clínica da Mente.

 

CONTEXTO

A Depressão afeta ou afetou 1 em cada 5 portugueses, e mais de 16% da população nacional sofre com Ansiedade. Por outro lado, Portugal tem um dos maiores consumos de psicofármacos, ultrapassando os 600 milhões de doses diárias de antidepressores, ansiolíticos, sedativos e hipnóticos.

O próprio INFARMED reconhece, há já vários anos, que esta excessiva prescrição de psicofármacos se tem tornado um problema de saúde pública.

Muitas vezes carregada de preconceitos, a temática da Saúde Mental merece toda a nossa atenção. Urge trazer ao debate a melhor forma de abordar estes problemas, bem como equipar a população em geral do conhecimento necessário para que possam detetar os casos que necessitam de ajuda, saber como ajudar e como melhor encaminhar para apoio e tratamento.

 

O Modelo Psicoterapêutico HBM, desenvolvido e aplicado pela equipa da Clínica da Mente, permite uma intervenção sem fármacos em casos de perturbações mentais e emocionais. Com taxas de remissão total da sintomatologia na ordem dos 80%, este modelo tem-se provado também eficiente, permitindo o alcance de resultados, na vasta maioria dos casos, em 8 a 10 sessões terapêuticas.