vaginismo

O Vaginismo é uma disfunção sexual feminina, na qual ocorre contração involuntária dos músculos da vagina. Esta reação provoca dor, desconforto, e impossibilita mesmo o ato sexual, nomeadamente a penetração do pénis na vagina da mulher.

Esta perturbação é, muitas vezes, a causa da infelicidade de muitas mulheres que têm medo de iniciar relações afetivas, com medo de não conseguirem consumar o ato sexual com o seu parceiro.


Quais são as causas deste problema?

Tanto o corpo da mulher como o do homem, na eminência de uma relação sexual, se preparam. No homem, o pénis fica ereto; na mulher, há a lubrificação vaginal, para que a penetração seja possível. Por vezes, as relações sexuais são tidas de uma forma que provocam dor à mulher, porque se ela não lubrifica convenientemente antes da penetração, esta vai causar dor e, por conseguinte, há uma reação à dor, em que o corpo se protege, contraindo os músculos vaginais para evitar a agressão dolorosa.

Se este acontecimento doloroso acontecer num momento da vida da mulher em que esta esteja a iniciar a sua vida sexual, a mente da mulher pode entender que as relações sexuais causam dor e, a partir deste momento, provocar uma reação negativa à penetração vaginal, sendo as contrações vaginais involuntárias um ato de defesa inconsciente.

No homem, a Disfunção Sexual mais frequente é a disfunção erétil, em que a Ansiedade é o fator mais importante nos homens saudáveis.


Como se pode tratar esta Disfunção?

Eliminando a Ansiedade inconsciente que a mulher desenvolveu. Através de métodos psicoterapêuticos adequados, a mulher recupera a tranquilidade necessária a função sexual, recuperando a sua líbido e o prazer no ato sexual.

Comentários