Dra. Marta Calado

Psicóloga

Psicoterapeuta Sénior

Licenciatura em Psicologia

Mestrado em Psicologia Motivacional

Pós-graduação em Psico-Geriatria

Supervisora em Psicoterapia HBM

Supervisora em Athenese e Morfese

Investigadora Master HBM Research

Contacto: martacalado@clinicadamente.com

Quem sou

Provavelmente todos nós, em determinada altura da nossa vida, de uma forma ou de outra, ajudamos ou quisemos ajudar alguém a resolver um problema ou a contribuir para o seu desenvolvimento e sucesso. No entanto, quando me dei conta, fazia-o de forma sistemática e desde cedo me procuraram para aconselhar e orientar. Procurei sempre também compreender os outros e compreender-me a mim mesma. Acho que é a isto que chamam de vocação. Desde lá para cá só tenho vindo a aguçar o engenho com dedicação, interesse e motivação. O Modelo Psicoterapêutico HBM revelou-me que, na prática, a teoria é outra. Por isso, acredito nas evidências das histórias clínicas. Acredito que a dor conduz a lugares obscuros, a becos sem aparente saída, a refúgios que nos afastam da realidade, dos sonhos e dos nossos. Mas acredito na mudança. Acredito que todos nós estamos geneticamente preparados para a felicidade. Novos e velhos. Mais uma vez, bem pequena, o meu pai citou-me António Machado e jamais esqueci estas palavras: "Caminhante, o caminho faz-se caminhando".

Por vezes, neste caminho que percorremos, vivemos experiências que nos abalam. Cansam. Preocupam. Moem. Muitos são os "caminhantes" que chegam à Clínica da Mente com queixas de ansiedade.

A ansiedade é uma característica natural da vida humana, partilhada inclusive por outras espécies. Contudo, por vezes organiza-se de modo patológico, afetando de forma acentuada, incapacitante e negativa o nosso equilíbrio emocional.

Abrimos a porta às designadas Perturbações da Ansiedade. A Perturbação da Ansiedade Generalizada (PAG) é um estado que deriva da emoção do medo. A ansiedade varia consoante o grau de medo que sentimos e manifesta-se somaticamente. Queixamo-nos de um mal-estar geral, para o qual não encontramos justificação aparente. Revoltamo-nos. Derrubamo-nos de dia para dia. Por vezes até, tombamos. A Psicoterapia HBM marca pela diferença por nos ajudar a compreender que o medo mais não é do que uma emoção que advém de uma determinada perceção que temos de experiências vividas e sentidas como desconfortantes ou mesmo dolorosas. Neste sentido, o estado de ansiedade é provocado pelo medo que tenho de viver determinadas experiências. Desta feita, o medo traz-me ansiedade e a ansiedade traz-me medo. Torna-se revoltante para mim quebrar este ciclo, sair desta teia.

Não raras vezes, o estado de ansiedade é progressivo: sem tratamento eficaz, vai piorando, especialmente em situações de stress acrescido. Mas isso agora faz parte do passado! Através da intervenção especializada dos terapeutas da Clínica da Mente, os comportamentos que atualmente perturbam os pacientes são percebidos em função das experiências vividas, no sentido de promover a dissociação emocional dos estímulos percebidos como ameaçadores. Embarcamos numa jornada conjunta, pragmática, centrada nas particularidades de cada paciente, visando a retoma rápida do bem-estar, num primeiro momento, e a aquisição de competências de auto-gestão que possam servir, ao longo da vida, para a manutenção dessa estabilidade.

Ser terapeuta na Clínica da Mente é um privilégio pela oportunidade de o ver a si a alcançar a paz e o equilíbrio interiores enquanto caminha e se liberta das emoções de percursos do passado, tortuosos e ameaçadores, em busca do reequilíbrio emocional perdido.

Esta viagem só faz sentido por si, consigo.