Como lidar com o Stress? | TVI

A propósito do Dia Mundial da Consciencialização do Stress (6 dezembro), o Psicoterapeuta Pedro Brás esteve no programa ‘A Tarde é Sua’, da TVI, a falar sobre o aumento dos níveis de Stress na população. 

Para além de ajudar a identificar os sinais de alerta precocemente, deu ainda algumas dicas para aprendamos a lidar com o Stress e a geri-lo de uma forma mais saudável e equilibrada. 

A Tarde é Sua | TVI

O que é o Stress?

O Stress é uma reação do corpo a um evento ou a uma situação de pressão na nossa vida. Esta pressão é normal enquanto a conseguimos gerir e enquanto é algo que nos move para a ação. A partir do momento em que esta pressão nos  bloqueia e faz sofrer, passa a ser um problema efetivo para a saúde física e psicológica. 

O Stress pode ter causas intrínsecas e extrínsecas.  Ou seja, o Stress pode ser potenciado por nós, quando exigimos de mais de nós próprios, ou provocado pelos outros e pelo meio que nos rodeia. 

Um dos fatores que mais contribui para os níveis de Stress elevados são as exigências laborais. O Burnout, também conhecido por ‘esgotamento’, é a mais recente doença, reconhecida pela OMS, com maior impacto na vida pessoal e profissional de uma pessoa. 

Como reconhecer o Stress?

O Stress pode manifestar-se de várias formas, nomeadamente ao nível físico, emocional e cognitivo-comportamental. 

Ao nível físico, um dos sintomas mais graves e preocupante são as Insónias. A alteração do padrão de sono pode ser extremamente perturbador e limitador. Sintomas gastro-intestinais e musculares também são muito frequentes. 

No que diz respeito aos sintomas do foro cognitivo, emocional e comportamental estamos a falar de sentimentos de Ansiedade, frustração, irritabilidade, cansaço extremo e preocupações constantes. Por norma a pessoa sente-se completamente bloqueada sem vontade para a agir e com tendência a isolar-se. 

Como gerir o Stress?

É possível gerir o Stress mas para isso é preciso parar e refletir. Refletir sobre a nossa vida e sobre o que desejamos para ela. Não devemos exigir demais de nós próprios. devemos estabelecer pequenas metas e saber que não temos de ser os melhores, temos de, apenas, dar o nosso melhor. 

É importante percebermos que ‘errar’ é normal e faz parte do processo de aprendizagem.

Por vezes afastar ou aprender a tolerar é uma ótima estratégia de equilíbrio emocional. Mantermo-nos ocupados e dedicarmos tempo a nós e às coisas de que realente gostamos, também é muito importante.  

Caso não consiga fazer esta gestão emocional sozinho, peça ajuda a um profissional especializado. 

Comentários