De acordo com a Direção-Geral da Saúde, as perturbações mentais afetam mais de um quinto da população portuguesa.

Deve-se então fazer uma reflexão sobre a saúde da Saúde Mental em Portugal e no Mundo.

Até agora as perturbações como a Depressão, Ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo ou a Perturbação do Pânico, eram vistas como desequilíbrios químicos do cérebro. Esta visão levou, segundo estudos da Direção Geral de Saúde, a que fossem vendidos em Portugal por receitas do SNS, só no ano de 2013, 19 milhões de caixas de psicofármacos, e este número não contém as receitas passadas pelo setor privado.

Uma nova visão sobre a saúde mental está agora a mudar a forma como se encara o tratamento das perturbações que mais limitam a felicidade do ser humano.

A Depressão e a Ansiedade, são de facto estados perturbadores e não desequilíbrios químicos. As pessoas que sofrem de Depressão ou outra forma de perturbação emocional, são pessoas que vivem estados emocionais tão fortes que não se conseguem dissociar facilmente. A causa desta condição é a força emocional das experiências que viveram no seu passado. Experiências como traumas, violência infantil, bullying, divórcios, maus tratos diversos, podem ser vividos com uma intensidade tal que se torna difícil ultrapassar a dor que elas nos trazem. Estas emoções que não ultrapassamos, como o medo, a mágoa, a tristeza, ao longo do tempo destroem a nossa qualidade de vida, limitando-nos na nossa liberdade de seremos felizes.

As pessoas que não conseguem ultrapassar as dificuldades do passado não são as mais fracas, mas sim as que mais sentiram a dor ou o medo dessas experiências.

Que ajuda é que esta nova abordagem pode trazer ás pessoas que sofrem?

Esta nova abordagem permite-nos compreender que a única intervenção eficaz é a alteração na perceção das memórias, nas imagens mentais e nas representações mentais das experiências perturbadoras. Isto faz-se com técnicas de psicoterapia sem uso de medicação nem internamento.

A Clínica da Mente está na vanguarda deste novo conhecimento, e disponibiliza a todas as pessoas soluções terapêuticas eficazes e eficientes. Saiba mais sobre a Terapia HBM, exclusiva da Clínica da Mente.

Comentários