Funcionamento da Clínica da Mente: preços, planos e pagamento

Resolvemos compilar algumas das questões mais frequentes e colocá-las ao próprio Dr. Pedro Brás. O resultado foi a conversa interessante que publicamos nesta rubrica.

A Clínica da Mente tem um funcionamento diferente do comum: em vez do tradicional pagamento consulta a consulta, propõem programas terapêuticos. Porquê esta diferença?

Por várias razões.

Primeiro, porque, para surtir efeito, qualquer tratamento carece de continuidade, de compromisso de parte a parte. Há um trabalho a ser feito ao longo do tempo, e só assim será possível alcançar resultados. Por isso, não faz sentido falar em consulta a consulta, faz sentido falar naquilo que será necessário para alcançar o objetivo comum: a recuperação do paciente. Ninguém ficaria feliz por gastar dinheiro em uma ou duas consultas e não obter resultados, nem seria justo para nenhuma das partes.

Para além disso, é muito comum haver uma flutuação emocional nas primeiras sessões de tratamento que podem desmotivar o paciente e fazê-lo desistir, outras pessoas podem desistir, quando se sentem melhor, mas não terminam o processo e as recaídas são a consequência deste abandono . É necessário perseverar e persistir ao longo dessa fase para se conseguir obter resultados. Desta forma, assentamos num compromisso terapêutico entre paciente e Clínica da Mente. Só deve iniciar este tratamento quem quiser de facto entrar num processo terapêutico assente num compromisso de mudança.

Por último, neste compromisso, a Clínica da Mente garante ao paciente todo o apoio necessário ao longo de um período alargado onde se vai consolidando o estado de bem estar e reavaliando essa continuidade.

Contudo, é sempre possível efetuar o tratamento através do pagamento de consultas isoladas, isto é, com pagamento a cada consulta. Obviamente não aconselhamos esta opção pelas razões expostas, mas é importante que o paciente esteja também tranquilo com a opção que faz, mantendo sempre em mente que se trata de um processo ao longo do tempo e que deve ser executado na íntegra.

Em que se baseiam os valores dos vossos planos de tratamento? Ainda que falem na “complexidade do caso clínico”, como se calcula esta mesma complexidade e como é atribuído o respectivo preço?

O valor calculado para cada tratamento depende da gravidade do problema apresentado e reflecte o número de sessões de tratamento psicoterapêutico e médico que se espera serem necessárias. A abordagem HBM foca-se intensamente na Consulta de Avaliação e Diagnóstico onde se percebe as queixas dos pacientes e se procura as causas da perturbação, os nossos psicoterapeutas estabelecem as sessões de tratamento que acreditam ser necessárias para o óptimo tratamento de cada caso, e com esse valor de sessões previstas, que se estabelece o valor do tratamento.

Ainda assim, é um valor elevado para muitos bolsos…

Infelizmente, em Portugal, a medicação ainda é vista como primeira linha no tratamento de perturbações emocionais, o Estado não comparticipa intervenções psicoterapêuticas, recaindo sobre o paciente todo o volume de despesa com a saúde mental.

Contudo, tentámos construir uma proposta de tratamento competitiva sem comprometer a sua eficácia. Uma consulta de Psicoterapia, na Clínica da Mente, tem cerca de uma hora e meia. É necessário alocar muitos recursos para uma só consulta. A Psicoterapia é um processo continuado de mudança do indivíduo, este processo é demorado e exige um trabalho focado do psicoterapeuta que investiu muitos anos na sua formação para prestar o melhor serviço possível.

A Clínica da Mente é uma empresa privada, que presta serviços e precisa cobrar o valor justo para fazer face às suas despesas e necessidades de crescimento, só com o crescendo podemos levar a Psicoterapia HBM a mais pessoas, mudando assim o paradigma da saúde mental. Ainda assim, através do projeto Ajuda por Ajuda a Clínica da Mente oferece 40 tratamentos por ano, a pessoas mais necessitadas. Sabemos que é pouco, mas é um degrau que se sobe, na ajuda ao próximo, além desta ajuda, facilitamos o pagamento em prestações sem juros, para que o encargo mensal deste investimento seja mais acessível a mais pessoas.

Quer ver a sua pergunta também respondida? Envie-nos as suas questões para pergunta@clinicadamente.com.

pedro brás sentado à conversa fala sobre si e o seu caminho