Os estados de Ansiedade que limitam as pessoas não são doenças físicas, mas sim estados reativos ao medo que têm a algumas circunstâncias ou ambientes. O modelo psicoterapêutico HBM age em conformidade com este conceito, já que treina a mente de quem sofre a desvalorizar os eventos traumáticos, devolvendo o equilíbrio mental aos pacientes, sem recurso a medicação. Esta investigação adquire maior relevância perante o elevado consumo de psicofármacos em Portugal, que se tem verificado superior à média europeia. Contudo, diversos estudos referenciam que 70% dos pacientes permanecem com sintomas de ansiedade, mesmo após vários anos de terapia medicamentosa.

Por essa razão, a Clínica da Mente desenvolveu um estudo para avaliar e quantificar o impacto do modelo psicoterapêutico HBM na Ansiedade. Concluiu-se que:

• A intervenção psicoterapêutica com recurso ao modelo HBM resultou na diminuição do grau de ansiedade em todos os pacientes. Aliás, em 76,1% da amostra verificou-se a total remissão de sintomatologia ansiosa;
  • Para 91,3% da amostra foram necessárias entre 5 a 10 sessões de intervenção terapêutica HBM para ultrapassar o estado de ansiedade generalizada e reencontrar o equilíbrio emocional;
  • 88% da amostra apresentava uma moderada ou severa ansiedade-traço (propensão do indivíduo para sentir ansiedade, comummente vista como de difícil mutação). Após a intervenção psicoterapêutica HBM, 34,8% destes pacientes encontravam-se em remissão total e 37% com nível de ansiedade-traço leve.

Níveis de Ansiedade antes e depois do tratamento

Gráfico que apresenta os resultados do estudo, ilustrando a significativa redução dos sintomas ansiosos após o tratamento relativamente ao estado anterior.

Os resultados alcançados nesta investigação representam uma viragem fundamental para a saúde mental, mostrando que, com as técnicas HBM, e em poucas semanas, é possível devolver o bem-estar e a funcionalidade diária, mesmo aos casos diagnosticados como crónicos ou intratáveis, sem recurso a medicação ou psicoterapias de longo curso.

botão para download do PDF do Estudo Integral: Impacto do modelo Psicoterapêutico HBM no Transtorno de Ansiedade Generalizada