Ao longo de 20 anos, Pedro Brás concentrou-se na busca incessante de terapias eficazes, com o intuito de ajudar pessoas com perturbações emocionais, tais como a Depressão e a Ansiedade. Durante estes anos de pesquisa, apercebeu-se de que conseguia compreender as causas dos distúrbios emocionais conversando com as pessoas e, principalmente, que os estados negativos em que se encontravam não eram doenças. Assim, procurou perceber como alterar estes estados emocionais perturbadores, desenvolvendo uma forma científica e inovadora de compreender o comportamento humano: o Mapa da Mente.

Em 2008, como resposta natural à evolução do modelo psicoterapêutico HBM (Human Behaviour Map), nasce a Clínica da Mente, com a missão de apresentar soluções eficientes e eficazes para as dificuldades emocionais das pessoas que a procuram.

O projecto, iniciado no Porto, foi gradualmente aumentando o seu número de profissionais devido à crescente procura dos seus serviços terapêuticos. Em 2014 a Clínica da Mente ampliou os seus serviços para Lisboa, de forma a dar resposta às solicitações de ajuda provenientes de outras regiões de Portugal, bem como de outros países.

Registada na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a Clínica da Mente cumpre rigorosamente todas as normas legais vigentes relativas às Clínicas de Intervenção Psicológica na área da Psicologia. No futuro, pretende-se criar uma rede a nível nacional, formando psicólogos que utilizem esta nova abordagem no tratamento de perturbações emocionais.